Na reportagem desta semana da série A Pergunta É, os cinco candidatos a prefeito de Caxias do Sul apresentam suas propostas para melhorar o trânsito na área central da cidade. Dados da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade indicam que, em 31 de julho, a cidade contava com uma frota de 257.455 veículos, número que cresce a cada mês.
Com isso, congestionamentos têm se tornado rotina, até mesmo fora dos chamados "horários de pico".
Veja o que pensa cada candidato:
Alceu Barbosa Velho (PDT)
Tem outra proposta.
- A retirada de vagas poderá ser adotada, mas não como medida isolada. Um conjunto de medidas integrará a gestão do trânsito na área central. Vamos dar prioridade permanente a opções de transporte público. Implantaremos o sistema troncalizado de transporte coletivo, com a operação das estações de transbordo Floresta e Imigrante, o que reduzirá em aproximadamente 35% o número de ônibus nos corredores, diminuindo o conflito com os carros, particularmente nas conversões sobre os corredores. Implantaremos também um sistema de semaforização integradonos principais cruzamentos. Vamos incentivar cada vez mais a descentralização. Com essas medidas, daremos viabilidade ao fluxo de veículos, não só na região central.
Assis Melo (PCdoB)
Tem outra proposta
- A principal meta será qualificar o sistema de mobilidade urbana. Para isso, queremos implantar o sistema de transporte coletivo rápido (BRT). Ele oferece um serviço confortável e de qualidade. Isso irá estimular a população a usar o transporte público, diminuindo o número de carros em circulação. Vamos aproveitar e incentivar o aumento do número de usuários de bicicleta, criando ciclovias em toda a cidade.
A criação de uma central eletrônica de controle de tráfego, as chamadas sinaleiras inteligentes, para facilitar o fluxo de veículos e diminuir os congestionamentos, regulando o tempo de espera em semáforos, através de um controle centralizado. A sincronia também pode dar maior segurança aos pedestres e motoristas.
Luís Fernando Possamai (PSOL)
Sim.
- Pretendemos retirar o estacionamento das ruas Os Dezoito do Forte, Sinimbu, Av. Júlio de Castilhos, Pinheiro Machado e Bento Gonçalves. Também pretendemos retirar os ônibus da área central, deslocando-os para o entorno do Centro. Criaremos um plano de mobilidade urbana que enfrentará outras questões conjunturais relevantes. Iremos priorizar as pessoas, e, nesse sentido, estará em estudo a implantação do calçadão na Av. Júlio de Castilhos, da Guia Lopes até a La Salle. Os educandários deverão providenciar refúgios para seu próprio pátio onde os veículos que transportam estudantes para as escolas possam estacionar. Através da implantação do plano municipal de mobilidade, deveremos implementar diversas outras ações.
Marcos Daneluz (PT)
Tem outra proposta.
- A forma de combater os congestionamentos cada vez maiores é a priorização do modal coletivo e o uso consciente do transporte individual. Vamos buscar a melhoria do transporte coletivo, estudando as possibilidades de novos modais, tais como o BRT, o Veículo Leve sobre Trilhos, o aeromóvel e o bonde, além de fiscalizar o uso dos corredores de ônibus. Teremos uma semaforização inteligente que dê prioridade ao transporte coletivo. Vamos também reestudar o modelo por nós projetado em 2003, de integração tarifária.
O modelo deverá ser redesenhado e nós sabemos como. Outra medida será a descentralização dos serviços públicos nas regiões da cidade, fortalecendo a sub-prefeituras e regiões administrativas.
Milton Corlatti (DEM)
Tem outra proposta.
- Entendemos que apenas ampliar a retirada de vagas de estacionamento não é o suficiente para desafogar o trânsito. Para resolver um problema tão complexo como este, é necessário que se adote um conjunto de medidas que possam interagir entre si. Por isso está em nosso programa de governo e vamos implantar em Caxias o programa Cidade Inteligente. Através deste programa, fazendo uso das tecnologias digitais, vamos monitorar e fazer o gerenciamento total da mobilidade urbana em Caxias. Também vamos descentralizar serviços para evitar o congestionamento do trânsito no centro da cidade. Vamos adotar medidas para incentivar o transporte coletivo e implantar ciclovias para estimular o uso da bicicleta como meio de transporte limpo e eficiente.