Prevista para sexta-feira, ocorreu nesta quinta-feira a assinatura do decreto que cria a Coordenadoria de Ouvidoria Geral e Acesso à Informação na prefeitura de Caxias do Sul, pelo prefeito José Ivo Sartori (PMDB). De acordo com o secretário de Recursos Humanos e Logística, Edson Mano, três servidores da prefeitura atenderão ao público no serviço, que deve entrar em funcionamento em 1º de agosto.
A medida regulamenta a Lei de Acesso à Informação no Executivo de Caxias. Em vigor desde o dia 16 de maio, a lei determina que é dever dos poderes garantirem o direito de acesso à informação, de forma objetiva, ágil e transparente, inclusive com a divulgação de dados de interesse público de forma espontânea, independentemente de solicitações.
As respostas às informações que não constem no Portal da Transparência do município serão disponibilizadas, prioritariamente, via e-mail. Nos pedidos em que as informações só estão disponíveis em meio impresso, a prefeitura calculará previamente o custo das cópias e informará ao solicitante. Ele, então, decidirá se mantém o pedido.
Em relação à divulgação divulgação do nome dos servidores públicos com os respectivos cargos e salários, Mano ressalta que as solicitações serão analisadas pelo departamento jurídico.
Na Câmara, o vereador Daniel Guerra (PSDB) quer a divulgação nominal dos salários. Um projeto de resolução de autoria do tucano sobre o assunto é analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Legislação da Casa, para, depois, ser encaminhada para votação em plenário.
Transparência
Serviço de acesso à informação na prefeitura de Caxias do Sul deve iniciar em agosto
Decreto que regulamenta legislação federal não prevê divulgação nominal das remunerações dos servidores
GZH faz parte do The Trust Project