Os cinco candidatos à prefeitura de Caxias do Sul estão empenhados em levar suas propostas para as ruas. Mas, andando por Caxias, fora da agenda dos candidatos, é difícil se deparar com faixas de propaganda ou adesivos em carros. Os próprios prefeituráveis admitem que a campanha não engrenou. A maioria acredita que o clima de eleição só tomará conta dos caxienses a partir de 21 de agosto, com o início da propaganda gratuita em rádio e televisão. Neste final de semana, ocorreram os primeiros bandeiraços.
O comitê do candidato Alceu Barbosa Velho (PDT) no bairro São Pelegrino foi inaugurado no sábado. Depois, ele participou de um bandeiraço na Perimetral Oeste, nas proximidades da Casa de Pedra. À noite, Alceu esteve em quatro festas ou bailes. No domingo, o candidato participou de uma caminhada nos bairros Vila Ipê e Santa Fé, e depois, de uma almoço na festa de São Cristóvão. Pela tarde, visitou o Bom Pastor e esteve em um baile tradicionalista.
- Tenho sido muito bem recebido nos lugares onde vou. Estou fazendo uma campanha alegre, gosto de brincar onde chego, converso com todos - conta Alceu.
Foto: Porthus Junior
No final de semana, a campanha do candidato do PCdoB, Assis Melo, se concentrou no bairro Planalto. O sábado pela manhã e pela tarde e parte do domingo foram dedicados para aquela região da cidade.
- Foi um contato muito bom. Como o Planalto concentra muitos metalúrgicos, revi vários colegas de trabalho. O pessoal me recebeu muito bem. Ouvimos reivindicações, reclamações, soubemos o que a população sente no dia a dia - aponta Assis.
Ainda no sábado, Assis participou da inauguração do seu comitê da campanha, no Centro, e esteve em almoços nos bairros Pioneiro e Mariland.
Foto: Porthus Junior
O candidato do PSOL, Luís Fernando Possamai, visitou a Sociedade Amigos dos Animais (Soama) no sábado. Conforme ele, essa agenda faz parte de visitas para conhecer a realidade de entidades da cidade.
- Estamos vendo as necessidades e como está a relação com o poder público de cada entidade. A visita à Soama foi extremamente produtiva. Vimos que é preciso apoiar mais a Soama, tanto o poder público como a sociedade e fazer trabalhos sobre posse responsável de cães - destacou Possamai.
Ainda no sábado, o candidato se reuniu com apoiadores no Centro e caminhou pelo bairro Santa Catarina.
Foto: Porthus Junior
Uma caminhada de três horas pelo bairro Santa Fé marcou o sábado do candidato do PT, Marcos Daneluz.
- Foi muito legal porque sentimos com a população da Zona Norte que vivemos numa cidade grande, desenvolvida, mas que ainda tem carências que precisam ser resolvidas, especialmente saúde, creches e segurança pública. E construímos nosso plano de governo com esse pilares - diz Daneluz.
No domingo de manhã, visitou três igrejas evangélicas. Depois, participou de almoço no São Cristóvão. Pela tarde, integrou um bandeiraço com militantes na Rua Sinimbu, na Praça Dante Alighieri.
Foto: Maicon Damasceno
O sábado foi o dia do primeiro bandeiraço do candidato Milton Corlatti (DEM). Acompanhado de artistas com pernas de pau, o empresário cumprimentou eleitores nas ruas centrais. Depois, Corlatti participou de um encontro com moradores do loteamento Monte Carmelo e de um almoço no bairro Nossa Senhora das Graças.
- No domingo, estamos passando em várias zonas da cidade. Onde há um aglomerado de pessoas, nós paramos e entregamos nossa carta de apresentação. Não temos santinhos, mas uma carta - conta Corlatti.
Foto: Daniela Bohm, Divulgação