O vereador Rodrigo Beltrão (PT) deixou a sessão ordinária da Câmara de Caxias do Sul na tarde desta quinta-feira para denunciar o colega Pedro Incerti (PDT) por agressão. Eles se desentenderam na entrada do plenário em razão do conteúdo do relatório da comissão processante do caso que analisa se houve quebra de decoro parlamentar do ex-vereador Harty Moisés Paese (PDT).
Em vídeo, veja o desentendimento:
Vídeo gravado por assessores de Beltrão na entrada da sessão mostra o momento em que Incerti o empurra. Depois, o pedetista profere palavras ofensivas contra o petista. Alegando não ter segurança na Câmara, Beltrão deixou o plenário e foi até a delegacia para registrar ocorrência por agressão. Ele também solicitará que o Conselho de Ética do Legislativo analise o caso.
A divergência entre os dois surgiu nesta quinta-feira. Beltrão destituiu Incerti da relatoria da comissão processante que analisa a apresentação de atestados médicos falsos por Paese no ano passado. A comissão, presidida por Beltrão, tinha decidido encaminhar pedido pela cassação dos direitos políticos de Paese, mas o petista alegou que o relatório apresentado por Incerti pedia o arquivamento do processo.
Após destituir Incerti, Beltrão protocolou outro relatório na Câmara. Na comissão processante, o petista e a vereadora Geni Peteffi (PMDB) tinham votado pela cassação dos direitos políticos, apesar de Paese já ter renunciado. Incerti, que assumiu a vaga do ex-parlamentar, defendia o arquivamento do processo.