Sem dinheiro para lançar candidatura própria à prefeitura, o PSDB de Caxias do Sul decidiu continuar na base aliada do atual prefeito José Ivo Sartori (PMDB). Na última segunda-feira, reunião do diretório decidiu por 28 a 2 apoiar o candidato da situação, o deputado estadual Alceu Barbosa Velho (PDT).
Conforme o presidente do PSDB caxiense, Egidio Basso, o plano da executiva estadual de lançar candidaturas próprias nas cidades onde há emissoras de TV não pôde ser seguido em razão da reestruturação do partido. De 2009 a 2011, os tucanos em Caxias foram administrados por uma comissão provisória.
- Temos nomes que poderiam liderar uma chapa, mas estamos em uma fase de reestruturação do partido. E o gasto financeiro seria enorme para continuar uma candidatura própria na eleição - destaca Basso.
A posição dele é compartilhada pelo vice-presidente do PSDB estadual, o deputado estadual Lucas Redecker. Para ele, o diretório municipal é soberano para decidir o rumo à eleição:
- Queremos candidaturas nas cidades com TV para divulgar os projetos do PSDB, mas não teremos em todos. O apoio ao PDT em Caxias é um caso que vejo com naturalidade.
Eleições 2012
Decisão do PSDB de Caxias do Sul tem respaldo no Estado
Dificuldade para bancar candidatura própria fez sigla optar pelo apoio ao PDT
GZH faz parte do The Trust Project