As três audiências públicas para discutir a extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na Serra já têm data. A primeira, em Caxias, ocorre no dia 23 de setembro. Depois, em Bento Gonçalves, no dia 24 de outubro e a última, em Veranópolis, no dia 25 de novembro. Todas elas se iniciam às 18h, porém, o local ainda não foi definido.
Os encontros foram agendados na manhã desta sexta-feira, durante reunião do Comitê Pró-Extensão da UFRGS na Serra. A possibilidade de uma quarta audiência foi descartada. Um comitê executivo foi formado para tratar exclusivamente das reuniões com a comunidade.
Além do agendamento, o grupo teve acesso ao resultado da pesquisa realizada pela Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne). De acordo com o presidente da entidade e prefeito de Veranópolis, Waldemar De Carli (PMDB), Medicina e Agronomia foram os cursos mais citados pelas prefeituras como preferência de oferta. Para sediar a extensão, Bento teve 10 votos. Caxias e Veranópolis empataram com sete votos. Trinta e um prefeitos responderam ao questionário.
_ A preferência dos prefeitos é por um núcleo pulverizado (com cursos em mais de uma cidade). Mas essa pesquisa não baliza, o que vai balizar são as audiências públicas _ reforça.
No entanto, conforme De Carli, a posição da UFRGS é de que a extensão seja, num primeiro momento, centralizada em um único município. A proposta de estender o núcleo para outras cidades é possível, mas a longo prazo.
A prefeitura de Caxias, que até quarta-feira não tinha respondido o questionário, enviou as respostas nesta quinta-feira. O município de União da Serra não participou da pesquisa.
Política
No dia 23 de setembro, Caxias do Sul debate extensão da UFRGS
Audiência pública também ocorre em Bento, dia 24 de outubro, e em Veranópolis, dia 25 de novembro
Juliana Bevilaqua
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: