Onze pessoas foram presas e dois adolescentes apreendidos pela Brigada Militar (BM) e Polícia Civil de Canela durante a Operação Catedral. Dessas, oito foram por cumprimento de mandado e outras três em flagrante por tráfico de drogas. As prisões ocorreram nos bairros São Rafael, Santa Marta, Maggi e Boeira. A ação, que começou ainda na tarde de segunda-feira (12), mira na captura de suspeitos de envolvimento em três homicídios ocorridos neste ano em Canela.
Os dois adolescentes foram apreendidos fora da cidade. Um deles em Guaporé, na tarde de segunda, após ser detido por envolvimento em outro crime ocorrido naquela cidade. Este menor, conforme as investigações, também teria sido o autor dos disparos que mataram, em frente à Catedral de Pedra, Eduardo Jardim dos Santos, 26 anos. O outro adolescente foi apreendido em Caxias do Sul, também na tarde de segunda. As investigações apontam que ele também teria participado do crime em frente à Catedral.
A operação, que envolveu 70 policiais, também apreendeu crack e cocaína, além de munição e dinheiro.
Os três homicídios
O primeiro caso do ano foi um duplo homicídio ocorrido no dia 21 de julho. Na ocasião, Lucas de Paula Oliveira, 17, e José Otávio da Silva Antunes, 21, foram mortos a tiros no bairro São Rafael. Segundo informações da Polícia Civil, divulgadas no dia do crime, uma equipe foi acionada para atender a ocorrência e, durante o trajeto, foi informada de que Oliveira havia sido encaminhado ao hospital, onde morreu. Antunes foi encontrado sem vida no local.
Cinco dias depois, Eduardo Jardim dos Santos, 26, foi morto a tiros em frente à Catedral de Pedra. Imagens de câmeras de segurança mostraram o momento em que um homem se aproxima da vítima. Ele dispara contra a cabeça de Santos e foge na sequência.