Cerca de 90 toneladas de sucata foram apreendidas de uma recuperadora de veículos de Caxias do Sul na terça-feira (9). A ação faz parte da 142ª etapa da Operação Desmanche, da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do RS. Ela visa combater o comércio de peças automotivas roubadas ou de procedência ilegal. Já na fiscalização, de acordo com a coordenação da força-tarefa, foi identificada uma grande quantidade de peças e acessórios irregulares, que estavam em processo de desmanche.
O coordenador da operação, o tenente-coronel Jeferson Eroni, explica que todas as peças passarão por análise. Aquelas com procedência irregular confirmada serão recolhidas. Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Geral de Perícias (IGP) e Detran trabalham na operação, que existe desde 2016.
— Nosso objetivo é verificar empresas que vendem peças irregulares de veículos usados. Estamos verificando a procedência das peças. O que for irregular será recolhido — esclarece o coordenador.
A sucata apreendida dos desmanches ilegais é levada ao depósito do Detran e encaminhada para a reciclagem da Gerdau. As peças são descaracterizadas, por meio de compactação, para que não retornem mais ao mercado ilegal.
Conforme nota da SSP-RS, a operação auxilia indiretamente na redução dos crimes de furto e roubo de veículos. Muitos dos carros acabam em desmanches ilegais, alimentando este mercado ilegal. Ainda segundo a pasta, no primeiro semestre do ano, Caxias registrou uma queda de 41% em relação ao mesmo período do ano passado.