As forças de segurança pública de Caxias do Sul já têm a identidade do criminoso morto em confronto com a Brigada Militar (BM) após uma tentativa de assalto a carro-forte no Aeroporto Hugo Cantergiani. A informação foi confirmada pelo tenente-coronel Ricardo Moreira de Vargas, comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, em entrevista ao programa Atualidade, da Rádio Gaúcha. No entanto, segundo ele, o nome não será divulgado para não atrapalhar as investigações do caso e as buscas pelos fugitivos.
Segundo Vargas, os primeiros chamados sobre a tentativa de assalto a um carro-forte ocorreram no início da noite de quarta-feira (19). Inicialmente, conforme ele, o confronto teria começado entre os vigias do veículo de valores e os criminosos. Assim, guarnições da BM se deslocaram ao local.
— Pelas imagens, as viaturas que foram utilizadas para acessar o portão dois do aeroporto estavam com distintivo característicos da Polícia Federal — diz o comandante.
De acordo com Vargas, pelas imagens foi possível apurar que de oito a 10 pessoas estariam envolvidas no crime. Ele ressaltou que foram estabelecidos pontos não somente em Caxias, mas em toda a região, para que sigam as buscas. Também foi dado alerta para os órgãos de segurança de outros Estados.
— Nesse momento a gente trabalha com várias possibilidades, tanto que o cerco tem vários níveis, desde o nível próximo do aeroporto até o mais distante. Estamos trabalhando com barreiras, com buscas, com serviço de investigação justamente para tentar alcançá-los num curto espaço de tempo.
O comandante do 12º BM ainda informou que a guarnição em que estava o 2º sargento Fabiano Oliveira, 47 anos, que morreu após o confronto, foi a primeira a se deslocar até o aeroporto acompanhada de outras viaturas.
— Eles já foram recebidos com disparos de arma de fogo, e acabou ocasionando a morte do Fabiano.
Como foi a ação
Imagens de câmeras de segurança do aeroporto flagraram o momento em que criminosos chegaram no hangar. A ação aconteceu por volta das 19h30min. Nas imagens, é possível ver os criminosos armados com fuzis, usando fardamento falso da Polícia Federal (PF).
Na ação, eles estacionam um veículo preto próximo ao portão do hangar. Em seguida, as imagens mostram o ponto, de dentro do local, onde uma viatura da PF, que também era falsa, está estacionada ao lado de dois veículos brancos. De acordo com o Batalhão do Choque da Brigada Militar, o grupo tinha como objetivo roubar um veículo de transporte de valores. O dinheiro teria acabado de chegar no aeroporto em uma das aeronaves.
Na manhã desta quinta (20), o aeroporto foi fechado por tempo indeterminado. A decisão, segundo a prefeitura de Caxias do Sul, foi tomada pela Polícia Federal como medida de segurança. Uma varredura será feita na parte interna do pátio com o objetivo de verificar se não há ninguém dentro do local.