Um homem de 45 anos foi preso na manhã desta quinta-feira (23) dentro da prefeitura de Caxias do Sul por descumprir uma medida protetiva e tentar fazer contato com a ex-namorada, que é funcionária do órgão. A ocorrência foi inicialmente atendida pela Guarda Municipal (GM) e, em consulta ao Centro Integrado de Operações (Ciop), foi verificado que já havia um mandado de prisão preventiva contra ele. O homem tem vasto histórico de boletins de ocorrências registrados por violência doméstica contra mulheres e foi condenado em 2010 por tentativa de homicídio contra outra ex-namorada.
De acordo com a Guarda, no último domingo (19) a mulher teria sido agredida pelo homem e pedido auxílio aos agentes para voltar para casa. Na segunda-feira (20), a equipe a auxiliou novamente para que pudesse fazer o exame de corpo de delito. Na manhã desta quinta, por volta das 7h30min, o homem entrou na prefeitura para tentar falar com a vítima. Ele não estava armado.
Os agentes da guarda fizeram buscas pelo prédio e o encontraram no terceiro andar com um lenço no rosto para não ser reconhecido. O homem estava próximo à sala onde a ex-namorada trabalha. Foi dada voz de prisão e o homem tentou fugir, mas foi detido e algemado pela equipe da GM. Depois da ação, ele foi encaminhado para a delegacia da Polícia Civil.
Ainda conforme a Guarda Municipal, em dezembro do ano passado, a guarnição atendeu outra mulher que estava fugindo do mesmo homem alegando que ele estaria tentando matá-la. Segundo o delegado plantonista da Polícia Civil, Raone Nogueira, somente neste ano há registro de pelo menos três ocorrências sobre crimes ou contravenções diretamente ligadas a violência doméstica. O homem continua preso e deve ser encaminhado ao Presídio Regional de Caxias do Sul.
— Ele foi preso hoje por duas circunstâncias, pelo cumprimento de mandado de prisão preventiva e também por flagrante delito. Tem outras ocorrências registradas contra ele e boa parte são de crimes contra mulheres, crimes relacionados à violência doméstica como lesão corporal, ameaça, vias de fato, perseguição e descumprimento de medidas protetivas. Ainda neste mês de maio houve uma ocorrência de perseguição registrada contra ele — explica o delegado.
Em 2010, o homem foi condenado pelo Tribunal do Júri de Caxias do Sul por tentativa de homicídio qualificado. A pena aplicada foi de sete anos de reclusão, em regime inicial semiaberto. O crime aconteceu em 23 de novembro de 2005. Naquele dia, o homem tentou matar a ex-namorada com socos e golpes de arma branca, possivelmente um estilete ou bisturi, por não aceitar o fim do relacionamento amoroso.
A reportagem tentou contato com a prefeitura de Caxias do Sul, local onde ele foi preso e a ex-namorada trabalha, mas o órgão afirmou que não irá se manifestar visto que se trata de questões particulares.