Criado em 1986 com sede em Caxias do Sul, o Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (CRPO) Serra abrangia, até então, 66 municípios. Com o objetivo de integrar os planos estratégicos e ações da Brigada Militar e da Polícia Civil, a instância da BM passou por uma divisão, dando origem a dois novos comandos: Hortênsias, com 11 municípios, e Nordeste, com 31. Com isso, o CRPO Serra passa a agrupar 19 cidades.
A proposta da divisão é oriunda do programa RS Seguro e entrou em vigor em 1º de janeiro de 2024. Segundo o secretário executivo do programa, delegado Antônio Carlos Pacheco Padilha, a nova composição é resultado da ampliação do RS Seguro para todo o estado. Até o ano passado, a iniciativa do governo estadual atendia somente os 23 municípios que tinham os indicadores de segurança pública mais elevados.
Segundo ele, com a estruturação do programa naqueles poucos municípios e a consolidação da redução dos índices, foi possível assinar o decreto da implantação das Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP) no dia 15 de julho de 2023 em Porto Alegre, ampliando a abrangência do programa:
— Antes a Brigada Militar tinha 16 comandos regionais e a Polícia Civil 33 delegacias. Esses órgãos não eram compatíveis no que diz respeito aos territórios, então dificultava o planejamento estratégico, tático ou operacional entre a Civil e a BM porque os municípios eram diferentes. O que foi feito? Criamos cinco novos comandos da BM, sendo Região Metropolitana, Erechim, Uruguaiana, Gramado e Vacaria. Além disso houve uma compatibilização com as delegacias. Cada comando abrange de uma a três delegacias regionais — esclarece Padilha.
Menos municípios, mais foco na segurança
Até então titular do 10º Batalhão de Polícia Militar (10º BPM) de Vacaria, o coronel Luiz Fernando Becker passa a comandar o recém-criado CRPO Nordeste. Ele explica a diferença entre o batalhão e o CRPO:
— O batalhão se destina a atender as demandas operacionais. Os comandos regionais servem, de forma resumida, à integração entre o comando geral da BM (Porto Alegre) e as unidades operacionais. Antes, por exemplo, o 10º BPM se ligava a Caxias do Sul (CRPO Serra) que se ligava a Porto Alegre. Agora foi cortado este caminho. Também tem alocações de recursos próprios, destinados pela BM. Isso melhorou a distribuição na região, que antes dividia entre os cinco batalhões do CRPO Serra. Justamente por cortar caminho e poder defender as necessidades da região, isso resulta numa melhor distribuição de recursos para atender as necessidades.
Para o atual comandante do CRPO Serra, coronel Eduardo Cunha Michel, que assumiu no último dia 4 de abril, a menor quantidade de municípios facilita o foco na segurança pública das cidades maiores, como Caxias do Sul, Farroupilha e Bento Gonçalves.
— Mas também nos permite olhar para os municípios menores — acrescenta.
O CRPO Hortênsias é comandado pelo coronel Ivens Giuliano Campos dos Santos. Segundo ele, a criação é uma estratégia para melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados pela BM à comunidade.
— Os desafios são decorrentes da 'novidade', já que estamos estruturando tudo, o que traz consigo um elemento de novidade. No entanto, esse desafio é a nossa motivação para acertar. Nos preocupa manter e aprimorar essa tranquilidade que o turista percebe imediatamente ao chegar na região. A região é referência no turismo brasileiro, e muitos elogiam a segurança pública.
CRPO Nordeste
- O CRPO Nordeste (CRPO/NE) assumiu a maior parte dos municípios da região, abrangendo 31: André da Rocha, Barracão, Bom Jesus, Cacique Doble, Campestre da Serra, Capão Bonito do Sul, Caseiros, Esmeralda, Guabiju, Ibiaçá, Ibiraiaras, Ipê, Jaquirana, Lagoa Vermelha, Monte Alegre dos Campos, Muitos Capões, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Prata, Paraí, Pinhal da Serra, Protásio Alves, Sananduva, Santo Expedito do Sul, São João da Urtiga, São Jorge, São José do Ouro, São José dos Ausentes, Tupanci do Sul, Vacaria e Vista Alegre do Prata.
- Em Vacaria, a Brigada Militar tem um terreno com 24 hectares de área, onde fica o 10º BPM e está em construção a nova sede do CRPO Nordeste. Não há data de inauguração definida, mas a previsão do comandante é que seja em maio.
CRPO Serra
- O CRPO Serra tem sede em Caxias do Sul e passa a abranger 19 municípios: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza, São Marcos, Veranópolis e Vila Flores.
- A sede permanece no Shopping Villagio de Caxias.
CRPO Hortênsias
- O CRPO Hortênsias - CRPO/H, com sede em Gramado, atende a 11 municípios: Cambará do Sul, Canela, Gramado, Igrejinha, Nova Petrópolis, Picada Café, Riozinho, Rolante, São Francisco de Paula, Taquara e Três Coroas.
- A sede do CRPO fica na Rua Piratini, no Bairro Planalto, porém ainda não está em funcionamento. A inauguração deve ocorrer em breve.