Com a promoção do subcomandante do 12º Batalhão da Brigada Militar, Flori Chesani Júnior, para tenente-coronel e com a sua transferência para o 25° Batalhão, em São Leopoldo, o alto escalão da Brigada Militar (BM) em Caxias terá alterações a partir do dia 20, ou seja, na próxima semana. O major Wagner Carvalho dos Santos, que estava na chefia da Agência Regional de Inteligência e da Seção de Patrimônio e Logística no Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (CRPO Serra), volta ao posto de subcomandante. O atual comandante Ricardo Moreira Vargas seguirá no cargo.
Chesani chegou em Caxias do Sul como 1º tenente no final de 2000, após a conclusão do curso de formação de oficiais. Em abril de 2023, ao lado de Vargas, assumiu o subcomando da BM de Caxias.
— Foi uma experiência muito gratificante pois, ao longo de tanto tempo, consegui exercer funções importantes e que certamente enriqueceram a minha trajetória. Quem trabalha no 12° BPM, que tem praticamente todas as modalidades dentro da polícia (atividades com cães, com cavalos, etc), pode trabalhar em vários lugares do Estado — diz.
Sair de Caxias, segundo ele, traz um "sentimento de perda", mas que precisa aceitar novos desafios. Chesani está de férias e, nesse tempo, conta que está aproveitando para estudar as características das cidades que atenderá: São Leopoldo, Portão e Capela de Santana.
O major Carvalho, até então no CRPO Serra, volta ao antigo posto de subcomandante e, em seu lugar, assume o major Ângelo Ferraz, que veio do CRPO Vale do Rio dos Sinos.
O comandante Vargas afirma que mudanças são comuns na carreira policial e devem beneficiar a todos:
— É claro que enfrentar algo novo nunca é fácil, mas tenho certeza que o Chesani realizará um excelente trabalho. Em relação ao major Carvalho, recebi boas referências. Ele sabe que vivemos em constante sinal de alerta, cuidando da cidade e de todos os detalhes que envolvem o nosso batalhão. Minha expectativa é que ele nos ajude a ir sempre além do procedimento padrão para conseguir resultados significativos.
Mudanças nos bombeiros
O comando do 5º Batalhão de Bombeiros Militar de Caxias do Sul também terá troca: o major Lúcio Junes Lemes da Silva deixou o cargo em dezembro do ano passado e o tenente-coronel Márcio Müller Batista assumiu. A cerimônia oficial da passagem de comando ainda não tem data definida.