Um homem de 24 anos foi preso assim que deixou o Presídio Regional de Caxias do Sul após atirar contra a polícia na manhã de terça-feira (23). Ele é apontado como uma das lideranças de uma facção da cidade e possui antecedentes por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e tráfico de entorpecentes, além de já ter foragido do sistema prisional duas vezes. Outras nove pessoas também foram detidas, entre elas um menor.
Segundo a Brigada Militar, o criminoso havia recebido progressão para o regime aberto, sendo liberado por volta das 11h30min. Logo em seguida, após atividades especializadas de inteligência, o 4º Batalhão de Polícia de Choque da Brigada Militar (4ºBPChq) abordou o grupo de dez pessoas que ocupava quatro carros e portava armas e coletes para fazer a segurança do homem.
Um dos veículos fugiu da abordagem e o criminoso que havia saído do presídio disparou contra policiais do Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (CRPO). No confronto, o homem foi baleado na perna e outro veículo conseguiu fugir. O automóvel foi abandonado e localizado durante a noite pela Brigada Militar.
De acordo com a polícia, no total, oito homens e duas mulheres foram presas, além de um menor apreendido. Todos tinham antecedentes pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, associação criminosa, corrupção de menores, cumprimento de mandado e posse de entorpecentes.
Na ação também foram apreendidas duas pistolas, uma espingarda e um revólver. Com o grupo também foram encontradas 90 munições, coletes a prova de bala, maconha e dinheiro em espécie. Dois veículos e uma motocicleta, utilizadas na ação, foram recolhidas pela Brigada Militar.