A Delegacia Regional da Polícia Civil está remanejando delegados na Serra, sendo que as mudanças começaram na segunda-feira (2). As trocas acontecem para ampliar o atendimento em algumas delegacias especializadas em Caxias do Sul ou até mesmo a partir de pedidos pessoais de alguns delegados. Com isso, mudam as titularidades na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) em Caxias do Sul. A principal novidade é que a Deam passa a contar com uma delegada titular e uma delegada adjunta.
— As mudanças na nossa carreira são habituais porque a gente sempre tenta conjugar o interesse público com a atividade relacionada e exercida pelos colegas e também o interesse privado do servidor. Em relação a essas mudanças de agora, o principal motivo é a necessidade de nós reforçarmos o atendimento, e principalmente, o acolhimento das mulheres vítimas de violência na Deam de Caxias do Sul — afirma o delegado regional, Augusto Cavalheiro Neto
Ele explica que a Deam de Caxias do Sul é a segunda do Estado em número de ocorrências e também em movimento devido ao atendimento ao público. Por isso, o delegado regional esclarece que é preciso uma delegada adjunta e um maior efetivo de policiais. Para promover as mudanças, a delegada Aline Martinelli deixou a titularidade da Deam e assume a DPCA. Enquanto isso, Thalita Andrich deixa a DPCA e assume a Deam. Ao lado de Thalita estará a delegada Carla Zanetti, como adjunta. Carla já foi titular na Deam e estava atuando nos plantões da Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA). Ele acredita que essa é a primeira vez que a especializada contará com duas delegadas na cidade.
— Vamos em busca também de um aumento do efetivo dos agentes. Afinal, não adianta só aumentar os delegados, já ajuda, mas a gente também sabe que precisa aumentar o efetivo dos servidores. Estamos buscando cada vez mais melhorar o serviço da Polícia Civil, otimizando e acho que, principalmente, essa alteração na Deam vai qualificar muito o atendimento da especializada.
Sobre o aumento do efetivo, Cavalheiro ressalta que uma nova turma se forma na Academia de Polícia. A previsão é que até o final do ano tenha esse aumento no número de agentes em Caxias e região, mas ainda não se sabe qual o número de servidores que atuará na Serra.
— Várias delegacias da região precisam desse aumento de servidores. A Deam de Bento Gonçalves é uma das delegacias que precisa de mais efetivo, assim como a de Caxias. A gente ainda trabalha com a criação da Draco de Bento Gonçalves também, então vai precisar daqui a pouco de mais de incremento de agentes para a Serra.
Trocas na região
Também há trocas em outras cidades. Em Bento Gonçalves, o delegado Renato Nobre sai da 1ª DP e vai atuar na DPPA de Caxias. O retorno foi a pedido dele, segundo o delegado regional. Enquanto outro delegado não for nomeado, o delegado o Fernando Cruz Alexandre, que é titular da DPPA de Bento Gonçalves, assume interinamente a 1º DP.
A delegada Suelen Breda Panizzon deixa a delegacia de Antônio Prado e assume a de Flores da Cunha, onde atuava o delegado Rodrigo Kegler Duarte, que hoje atua na 1ª DP de Caxias do Sul, depois da aposentadoria do delegado Vítor Carnaúba. Antônio Prado está sem titular e, por enquanto, fica sob responsabilidade do delegado Luciano Righes Pereira, que responde pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Caxias.