O menino encontrado gravemente ferido após ter sido baleado na cabeça em Caxias do Sul respira sem a ajuda de ventilação mecânica. A criança de nove anos apresentou melhora nesta semana, mas segue internada sob cuidados intensivos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica de um hospital da cidade.
Ele foi encontrado durante a madrugada de quinta-feira (6) perto do corpo do pai, que estava caído em frente a um carro na Estrada Attílio Citton, em um trecho sem calçamento, em meio ao matagal no bairro Jardim Eldorado. Além do ferimento por arma de fogo, o menino apresentava trauma pneumotórax e fratura de bacia.
A criança foi vista por volta da 0h30min de quinta por um motorista que passava pelo local, caminhando sozinho e ferido. O menino estava consciente, mas cambaleando, e desmaiou logo depois de ter sido socorrido. Horas depois, por volta das 7h30min, o pai do menino, um homem de 41 anos, foi encontrado morto. Ele foi atingido por sete tiros. O nome do pai do menino não é divulgado para não expor a criança em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Diversas pessoas já foram interrogadas sobre o caso em busca de esclarecimentos sobre as circunstâncias e autoria do crime. O delegado da Homicídios, Caio Márcio Fernandes, reitera que, por enquanto, nenhuma hipótese é descartada em relação ao caso.
Morte de bebê de seis meses
Em cinco dias, três casos de violência envolveram crianças em Caxias do Sul. Além do menino de nove anos, que foi baleado no dia 4 de outubro, Gabriel Andrade Ramos, 19, foi morto a tiros na Rua Tupi, no bairro Monte Carmelo. O crime aconteceu enquanto ele estava com as enteadas, duas meninas de três e oito anos. Já no domingo (1º) o bebê Benício Paim Costa, de seis meses, morreu após ser baleado quando estava no colo do pai, um jovem de 22 anos, em uma casa no Cidade Industrial.
Sobre o caso de Benício, o delegado da Homicídios, Caio Márcio Fernandes, afirma que outro suspeito de participar do crime já foi identificado. O estado de saúde do pai do bebê é considerado estável.