O soldado Jonatas Ari de Lima Mota, 32 anos, atropelado por um homem que fugia da polícia, permanece internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Pompéia, em Caxias do Sul. O policial foi encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) à instituição de saúde após o atropelamento, na tarde de quarta-feira (13). Ele passou por uma cirurgia, está com ventilação e sedado.
Em nota, o 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM) informou que Mota é natural de Santana do Livramento e está na Brigada desde 2012. Atualmente, está locado na Força Tática do 12º BPM.
"Ele é uma pessoa muito querida por todos os colegas, sua natureza prestativa e dedicação ao serviço policial militar o tornam um companheiro de confiança em qualquer situação", complementa a nota enviada à reportagem.
Perseguição teve início no Bela Vista
O atropelamento aconteceu no cruzamento da BR-116 com a Rua Luiz Michielon. Ao ir de encontro à barreira, o homem que fugia em um Fiat/Palio vermelho atropela o policial, que acaba sendo jogado para o alto com a colisão e caindo no chão. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento do atropelamento.
Conforme a BM, a perseguição iniciou no bairro Bela Vista, quando uma equipe de brigadianos visualizou o veículo em movimento com as luzes e o alerta sonoro do alarme ligados. Neste momento, os policiais suspeitaram de possível furto ou roubo e iniciaram a tentativa de abordagem. Sabendo da situação, uma outra viatura teria feito o bloqueio, no cruzamento onde houve o atropelamento, para tentar parar o homem.
Nesta viatura, estava Mota, que desceu do carro oficial, tentou uma abordagem no meio da rua e foi atingido pelo veículo. Após o atropelamento, o Palio colidiu na viatura que bloqueava a via. Para render o homem que fugia, um disparo de arma de fogo foi efetuado contra ele. O condutor também foi encaminhado para atendimento médico, passou por cirurgia, e o quadro de saúde é estável.