Um jovem de 20 anos foi executado a tiros por volta das 21h10min de domingo (17), no bairro Santo André, em Guaporé. Cerca de 50 minutos depois, um homem de 35 e um jovem de 21 foram presos suspeitos de cometer o crime. A vítima foi identificada como Laion Fabiano Correia Santos.
De acordo com informações da Brigada Militar (BM), o jovem estava dentro de uma casa, apontada como ponto de tráfico de drogas. Os dois homens presos teriam entrado na moradia e executado a vítima com disparos de arma de fogo calibre 9 milímetros. Eles estavam em uma motocicleta Yamaha de cor preta e eram acompanhados por outras pessoas que estavam em um HB20 de cor branca.
Ainda conforme a polícia, enquanto uma equipe da BM isolava o local do crime, a Força Tática começou as buscas pelo município para localizar os autores do crime. Eles localizaram uma motocicleta com as mesmas características descritas como a usada pelos autores do crime. A moto acessava o pátio de uma empresa e, na abordagem, os dois foram presos, sendo que o condutor da motocicleta assumiu participação no crime.
Depois de trocar informações com os demais setores da Brigada Militar, a equipe identificou a placa do HB20. O carro foi abordado no limite entre Estrela e Lajeado por policiais daquela região. No local foram detidos outros dois homens de 35 e 26 anos e localizado no interior do veículo uma cápsula de pistola 9 milímetros.
Os homens detidos em Guaporé foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Marau. Eles foram autuados em flagrante pelo crime de homicídio. Já os os homens detidos em Lajeado prestaram depoimento e foram liberados. O carro foi apreendido.
Com essa morte, Guaporé chega a 15 assassinatos neste ano. Ainda em 26 de maio de 2023, o município registrou o mesmo número de mortes violentas registradas em todo o ano passado, que foram nove. O alto índice, segundo a Polícia Civil, é motivado pela disputa de território por organizações criminosas. O caso anterior foi registrado em 20 de julho quando dois homens morreram em um confronto com a polícia.