Vacaria deve ser o primeiro município da Serra a contar com uma Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e ao Abigeato (Decrab). O anúncio da instalação foi feito pelo governador Eduardo Leite (PSDB) na segunda-feira (28), durante cerimônia na Casa da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul). Além de Vacaria, Osório e Santa Maria também foram selecionadas para receber unidades da Decrab. Elas vão se somar às já existentes em Bagé, Alegrete, Camaquã e Santo Ângelo.
— Nós já temos quatro instaladas e funcionando, mas elas tinham uma extensão territorial muito grande e por isso nós propusemos um redimensionamento dessas áreas. Nós definimos uma para Serra e Campos de Cima da Serra. Essa delegacia, tudo indica, deve ficar localizada em Vacaria, para atender essa área territorial de Lagoa Vermelha, passando pelos Campos em Cima da Serra, chegando a Caxias e toda a região — explica o delegado Fernando Antônio Sodré, Chefe de Polícia do Estado do Rio Grande do Sul.
Segundo ele, com base nos dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), o Rio Grande do Sul apresenta quedas nos índices relacionados aos crimes de abigeato desde a implantação dessas delegacias. De 2019 a 2022, houve uma redução de 10% nesse tipo de crime. Em 2023, de janeiro a julho, a diminuição foi de 14% em comparação com mesmo período do ano passado.
O chefe de polícia explica que a Decrab atua na criminalidade rural, não só relacionada a pequenos delitos, mas também integrando áreas para apreensão e prisão de grupos criminosos:
— É um trabalho especializado na área rural para combater toda essa rede criminosa que envolve, por exemplo, abigeatos, abatedoros ilegais, frigoríficos clandestino, receptadores e outras áreas que envolvem o crime rural. A experiência que a gente tem é que, nos lugares onde as delegacias atuam, o índice sistematicamente vem caindo — afirma Sodré.
O governador também anunciou a criação da Delegacia Online para crimes rurais. Conforme informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP), a Delegacia de Polícia Online do Agro (Agrodol) fará parte do site da Delegacia Online. Com o serviço, os moradores do interior poderão registrar furtos de gado, roubos, alterações de limites divisórios, além de outras ocorrências nas zonas rurais.
Decrab será responsável por quatro regiões policiais
O delegado regional de Vacaria, Carlos Alberto Defaveri, explica que a área territorial de ação da delegacia especializada compreenderá quatro regiões policiais.
— Uma delegacia demanda delegados, agentes, estagiários, viaturas, prédio e equipamentos. Isso certamente será tratado adiante — ressalta ele.
Ainda segundo Defaveri, nos últimos dois anos a Polícia Civil chegou a uma quadrilha que furtava gado vivo. Com a Decrab, o trabalho será ainda mais qualificado:
— Nesse caso, os indivíduos foram indiciados e presos, por que também estavam praticando roubos à mão armada em propriedades do interior. Dois desses indivíduos foram responsáveis também pelo homicídio qualificado de um motorista de aplicativo de Caxias do Sul, a mando da companheira dele. Este crime ocorreu em Campestre da Serra e o processo corre na Justiça local — detalha.
Defaveri lembra ainda que em Bom Jesus, a partir de incidências de furtos de gado, as investigações chegaram a uma quadrilha e comprovaram que, em seis ações, eles levaram 199 cabeças de gado.
— Quatro indivíduos foram presos. A ação dessa quadrilha compreendia Bom Jesus, São José dos Ausentes e tinha ligação também com Caxias do Sul e São Francisco de Paula.
Crimes rurais
Os crimes rurais compreendem, principalmente, abigeato de bovinos vivos levados a abatedouros ou a regiões longe de onde foram furtados e abigeato de bovinos carneados no campo, que normalmente são vendidos a moradores de bairros ou a mercados pequenos. Há também furto ou roubos de defensivos agrícolas, furto ou roubo de tratores, o ingresso de defensivos proibidos na legislação e os estelionatos envolvendo cargas de grãos e de frutas, bem como os crimes decorrentes, como lavagem de dinheiro e ocultação de bens.