O maior município da serra gaúcha teve um início de noite de terça-feira (27) marcado pela violência. No intervalo de pouco mais de duas horas, um homicídio, uma tentativa de homicídio e um incêndio criminoso foram registrados em Caxias do Sul. Os casos estão em fase inicial de investigação pela Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP)
— Em um primeiro momento, ainda não há vínculo entre eles. Mas não descartamos ainda nenhuma linha de investigação — diz o delegado Caio Márcio Fernandes, titular da DPHPP.
O primeiro caso aconteceu por volta de 19h. Um adolescente de 16 anos sofreu uma tentativa de homicídio no bairro Desvio Rizzo. Conforme relatos de testemunhas à Brigada Militar, quatro homens desceram de um carro e efetuaram diversos disparos de arma de fogo. A vítima foi atingida no peito e em uma das mãos. Ele foi levado a um hospital da cidade e o estado de saúde dele não foi divulgado.
Às 21h20min, a Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados até uma revenda de veículos na Rua Amadeo Rossi, bairro Nossa Senhora de Fátima. De acordo com o proprietário da loja, testemunhas informaram que um homem pulou a cerca e danificou a estrutura e veículos. Além disso, o homem ateou fogo no local. Uma munição calibre .380 foi achada no chão da revenda.
Em paralelo, também perto das 21h20min, a polícia foi acionada para atender um homicídio. Richard Fernando Mendes, 34 anos, foi morto com sete disparos na Rua João Antônio Covolan, no bairro Santa Catarina. Com ele, foram apreendidas porções de maconha e cocaína embaladas para a venda.
Além das investigações sobre cada ocorrência e se há interligação entre esses crimes, a Polícia Civil também cogita a possibilidade da relação dos casos com o assassinato de Jeferson Neves Montanari, 40 anos, conhecido como Fera. O crime aconteceu na segunda-feira (26), na empresa de Montanari, às margens da BR-116, em Vacaria. Fera, segundo a polícia, tinha envolvimento com o tráfico de drogas em Caxias do Sul e já foi líder de uma organização criminosa, segundo investigações.