Na noite de domingo (11), vizinhos escutaram um barulho vindo do capitel de Santo Antônio, em Garibaldi. Ao chegar no local, perceberam que o vidro da pequena gruta que abriga uma imagem do santo havia sido quebrado, assim como as vidraças do velário.
De acordo com uma das zeladoras Marcolina Trombini, 79 anos, os vândalos usaram um dos vasos de flor, que ficava no chão em frente, para quebrar o vidro. Os cacos ficaram espalhados pelo pequeno altar próximo da imagem de Santo Antônio. Ela destaca que o local já foi depredado três vezes nos últimos anos.
— Eu chorei bastante, fiquei sem dormir, triste com a situação. Eu e minhas vizinhas cuidamos aqui sempre com amor e carinho e vem esse pessoal e quebra tudo — contou a zeladora, emocionada.
O capitel é de responsabilidade da Paróquia São Pedro, em Garibaldi. De acordo com a assessoria da paróquia, ainda não foi definido qual procedimento será tomado em relação ao vandalismo.
Marcolina, que mora há 60 anos no bairro Alfândega, e outras duas zeladoras recolheram os vidros e fizeram a limpeza do capitel. A moradora comentou que o vidro foi recolhido por uma empresa da cidade para a troca. Ainda não há previsão da recolocação da estrutura e Marcolina não soube informar o tamanho do prejuízo.
Na tarde desta segunda-feira (12), o espaço recebeu a celebração de Dia dos Namorados, em honra a Santo Antônio. A celebração ocorre anualmente no local.