A Polícia Civil de Caxias do Sul prendeu no fim da tarde desta terça-feira (16) um homem suspeito de coordenar o esquema de desvio de combustíveis da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca). No dia 15 de abril, outros quatro homens, entre eles dois funcionários da empresa, já haviam sido detidos pelo crime. A prisão desta terça ocorreu por volta das 16h30min, no bairro Marechal Floriano.
Conforme a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), o homem preso realizava contato direto com funcionários da empresa, comprava grandes quantidades do combustível e revendia por valores acima dos adquiridos.
A Polícia Civil acredita, com base nas apurações, que a fraude era operada havia bastante tempo. Em auditoria realizada pela Codeca, segundo a Polícia Civil, foi constatado um desvio aproximado de 360 litros diários de combustíveis.
Um balanço inicial, realizado durante as primeiras prisões, apontou que o prejuízo para os cofres públicos, já que o município tem a maior participação, deve passar de R$ 52 mil.
Os presos responderão pelos crimes de peculato, receptação e associação criminosa.
Relembre o caso
:: Quatro homens foram presos em flagrante, no dia 25 de abril, após uma operação da Polícia Civil na Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca).
:: Segundo a investigação da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), os envolvidos tinham um esquema de desvio de combustível de veículos da empresa.
:: Nomeada de Operação Espargidor - um tipo de caminhão utilizado tanto no serviço quanto no desvio -, a investigação acompanhava os homens - 22, 36, 43 e 44 anos - por um mês.
:: Além dos dois funcionários, um empregado de uma empresa que comprava o combustível para revender e um outro comprador foram presos em flagrante.