Uma operação integrada entre a Brigada Militar (BM) e Polícia Civil (PC) prendeu 11 homens em Caxias do Sul e Bento Gonçalves. A ação, nomeada de Cerco Fechado, durou da 0h de quinta-feira (27) até o meio-dia de sexta (28), totalizando 36h.
Segundo o comandante do Comando Regional do Policiamento Ostensivo (CRPO) da Serra, Márcio Luz, a maioria dos presos já tinha antecedentes criminais e tinha ligação com casos de roubo, tráfico de drogas, homicídios e latrocínios. As prisões ocorreram por meio de abordagens, mandados e flagrantes.
— Para atuar, tivemos 500 homens e mulheres envolvidos e 160 viaturas empregadas. Além das prisões, também cumprimos 12 mandados de busca e apreensão — afirma o comandante.
O CRPO/Serra ainda não tem o número de armas e drogas apreendidas. Já a operação Cerco Fechado ocorreu também em outras 303 cidades gaúchas, com foco foi o combate à criminalidade, contabilizando mais de 300 prisões e nove apreensões de adolescentes. Em todo o Rio Grande do Sul, foram cumpridos 125 mandados de busca, apreendidos mais de 100 quilos de drogas, 15 armas de fogo e mais de R$ 2 mil.