Com efetivo de 146 agentes, a Guarda Municipal de Caxias do Sul passa a ter novo comando a partir desta segunda-feira (3). Márcio Ramos Laguna assumiu, pela manhã, como diretor-geral, substituindo Alex Oliveira Kulman, que atuava no cargo desde fevereiro de 2021.
Na gestão, Laguna pretende contribuir com o fortalecimento da Guarda Municipal. Ele está na corporação há 16 anos.
— Sei que o desafio é gigante, mas a oportunidade de conduzir a GM, meu carinho e respeito pela instituição me impulsionam para tornar a nossa Guarda referência no que nos compete — disse o novo diretor-geral, por meio de nota enviada à imprensa.
Sobre Márcio Ramos Laguna
Laguna ingressou na Guarda Municipal em 2007, é acadêmico do curso de Direito da UniFtec e possui formação de guarda municipal da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Tem curso de Práticas Restaurativas pelo International Institute Restorative Practices (IIRP), facilitador em Círculos de Justiça Restaurativa pela Escola Superior de Magistratura do RS (Ajuris). Na GM, foi gerente operacional (subcomandante) de 2012 à 2017, onde priorizou a fiscalização de áreas públicas, prevenindo o crescimento desordenado da cidade. Atuou também na Escola de Formação da GM, no Centro de Ações Preventivas (CAP) e no Grupamento das Rondas Ostensivas Municipais (Romu).