Foi reaberta nesta segunda-feira (3) a unidade do Tudo Fácil, no segundo andar do Shopping Bourbon San Pellegrino, em Caxias do Sul. Não houve fila na abertura, pois mais da metade dos atendimentos eram com agendamento prévio. Os mais de 10 órgãos e 70 serviços disponíveis ficaram parcialmente fechados nos últimos quatro meses. Apenas os serviços de confecção e entrega de carteira de identidade, do Instituto-Geral de Perícias (IGP), estava em funcionamento desde o dia 9 de janeiro.
De acordo com o gerente geral Fábio Pires de Souza, no período de 3 de dezembro de 2022 a 8 de janeiro deste ano, a unidade ficou fechada devido à troca de empresa terceirizada. Após a retomada, chegou-se ao recorde de produção de 160 documentos de identificação em um único dia. Diariamente, 100 agendamentos são abertos, com sete dias de antecedência. Além disso, outras 30 pessoas podem chegar sem aviso prévio e encaixadas entre os agendados, o que representa uma média de três pessoas agendadas e três sem agendamento, por hora.
Uma das pessoas que aguardava para fazer a carteira de identidade na manhã de segunda-feira foi Nillo Emilio Costa, morador da Vila Maestra, em Caxias. Mesmo sem agendamento, em cerca de 10 minutos ele recebeu uma senha e foi encaminhado para o guichê de atendimento.
— Eu vim para renovar minha identidade porque quero usar no dia a dia e fazer uma viagem para Buenos Aires com amigos. Pela minha idade, soube que podia vir direto e rapidinho fui atendido — comentou Costa.
Nos demais serviços, não houve grande demanda, segundo o gerente Fábio Souza, porque os serviços podem ser realizados também pela internet. Os agendamentos estão dentro dos sete dias previstos.
— Se a pessoa não consegue realizar os serviços sozinho, pode buscar o Tudo Fácil pessoalmente, como um ponto de apoio. Se a pessoa entrar hoje no aplicativo para o agendamento, consegue para a terça-feira que vem, após a Páscoa — explica o gerente.
Souza explica que, antes do fechamento, 7,9 mil pessoas eram atendidas mensalmente. A meta, nesta retomada, é realizar 8 mil atendimentos por mês, com 300 diários, somando todos os serviços.
O Tudo Fácil de Caxias atende de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, e, aos sábados, das 10h às 14h. Para esse ano estão previstas mais duas unidades: uma em Porto Alegre e outra em Pelotas. O agendamento para os serviços prestados pode ser feito aqui.
Confira a lista completa dos serviços prestados
DETRAN RS
:: Apresentação de condutor
:: Defesa de autuação, SDD (suspensão do direito de dirigir) e CDD (cassação do direito de dirigir)
:: Recursos de infração, SDD e CDD em 1ª Instância e 2ª Instância
:: Solicitação de cópia _ AIT (Auto de Infração de Trânsito) e requerimentos
:: Orientações e informações dos serviços
:: Reclamações, solicitações e sugestões
:: Outros protocolos: segunda via laudo médico, contestação de provas prática/teórica, revisão de apresentação de condutor, complementação de documentação para Proa (restituição de valores)
EMISSÃO DE CPF
:: Inscrição do CPF
:: Pesquisa e alterações cadastrais do CPF
FGTAS
:: Orientações sobre emissão CTPS Digital
:: Seguro Desemprego
:: Intermediação de Mão de Obra
IGP/ Departamento de Identificação do RS
:: 1ª Via Carteira Identidade
:: 2ª Via Carteira Identidade
INSS
:: Emissão de senha para o "MEU INSS"
IPE PREV
:: Solicitação de renovação de pensão por morte
:: Solicitação de concessão de pensão por morte
:: Solicitação de restabelecimento de pensão por morte
:: Serviços para o servidor afastado (contribuição previdenciária para licenciado, cedido ou em mandato eletivo)
:: Comunicado de óbito
:: Serviços para o pensionista relacionados à folha de pagamento
:: Isenção de imposto de renda para pensionista
:: Certidão de vínculo e/ou habilitação
:: Pecúlio
:: Solicitação de cópia de processos diversos
IPE SAÚDE
:: Habilitação de segurado
:: Habilitação de dependentes (sem processo)
:: Inclusão/Reingresso/Cancelamento de PAC e PAMES
:: Emissão de segunda via de boletos (site)
:: Emissão de segunda via do cartão
OUVIDORIA-GERAL DO ESTADO
:: Reclamações - rs.gov.br (autoatendimento)
:: Sugestões e elogios - rs.gov.br (autoatendimento)
:: Registro da procura de serviços - rs.gov.br (autoatendimento)
PROCON RS
:: Atendimento ao consumidor (autoatendimento)
:: Formalização de reclamações (através da plataforma caixas.rs.gov.br)
:: Consulta de respostas das reclamações (autoatendimento)
:: Recebimento de denúncias (através da plataforma caixas.rs.gov.br)
RGE
:: Consulta de débitos em aberto
:: Segunda via rápida (boleto para pagamento)
:: Religação
:: Consulta referente ao Incentivo de Redução de Consumo