O advogado Carlos Alberto Sandoval, 60 anos, atuante em Farroupilha, tem seu nome utilizado em tentativas de extorsão através do golpe dos nudes. Sandoval recebeu ligações de pelo menos cinco pessoas oriundas de Uruguaiana, Pelotas, Santa Maria, Pernambuco e Minas Gerais nos últimos meses. As vítimas alegaram que sofriam tentativas de extorsão, onde a imagem do advogado era utilizada na cobrança de valores.
De acordo com um boletim de ocorrência registrado pelo advogado, um sexto caso ocorreu no final de março. Um homem, morador de Salvador (BA), localizou o contato de Sandoval na internet e ligou. Segundo a vítima, ele tinha trocado mensagens íntimas com uma pessoa. Depois, uma pessoa utilizando um número de telefone coma foto de Sandoval entrou em contato cobrando um valor para evitar um suposto processo judicial. O golpista dizia ser o advogado de Farroupilha. Sandoval diz ter alertou a vítima que se tratava de um golpe e solicitou que ele não depositasse nenhum dinheiro.
A ocorrência foi encaminhada ao setor de investigação da Polícia Civil de Farroupilha. O delegado Éderson Bilhan comenta que a apuração está em andamento. Entretanto, até o momento, não houve comprovação que alguma das vítimas tenha tido prejuízo financeiro.
— Infelizmente é um tipo de tentativa de golpe muito comum. Na verdade, como não tem vítima para rastreamento patrimonial, o máximo que se consegue são os dados cadastrais dos telefones, que certamente estão em nomes de laranja.