Duas mulheres, de 19 e 52 anos, foram presas em Nova Prata por suspeita de aplicarem o golpe dos nudes em ao menos três vítimas da cidade de Esteio. As prisões de mãe e filha ocorreram na manhã desta terça-feira (12), na Serra. Um homem de 43 anos que já está recolhido no presídio de Nova Prata também é apontado como participante dos crimes. Ele é pai da jovem e ex-companheiro da mulher mais velha, segundo a delegada de Esteio, Luciane Bertoletti.
Conforme a delegada, as vítimas procuraram a polícia entre os meses de abril e maio e as investigações chegaram aos três presos nesta terça, em Nova Prata. São prisões, por enquanto, temporárias.
O que chamou a atenção dos investigadores foi o volume de dinheiro movimentado pelos suspeitos. Dois carros também foram apreendidos, sendo que um dos veículos foi adquirido há cinco dias.
— Somente a filha, em uma das contas, movimentou, nos últimos dois meses R$ 600 mil. No próprio depoimento, ela diz que quem pagou pelos veículos foi o pai e foi à vista — detalha a delegada.
A jovem teria negado a participação direta nos golpes, segundo a delegada. Mas afirmou que, por determinação do pai, movimentava o dinheiro nas contas bancárias. As investigações, contudo, apontam que a jovem tinha, sim, contato com as vítimas por áudio. A suspeita, ainda de acordo com a delegada de Esteio, é que os companheiros de cela e o homem de 43 anos tramavam a extorsão contra as vítimas. A mulher mais velha, por sua vez, negou participação, mas seria a responsável pela contabilidade do esquema.
— O que a gente acredita é que ela (jovem de 19 anos) fazia os áudios, entrava em contato, e o pai fazia a figura do policial e do pai indignado. E as fotos que foram enviadas vamos ter que ver se identificamos ou se realmente eram da própria filha — explica a delegada.
— Em um dos áudios que a gente pegou, a mulher (mais velha) diz: 'eu não tenho medo da polícia, eu tenho medo da Receita, porque eu to movimentando muito dinheiro no meu nome' — acrescenta Luciane.
As prisões tiveram a o apoio da Delegacia de Polícia Civil de Nova Prata. As mulheres foram encaminhadas para o presídio estadual da cidade da Serra.
—Vamos pedir as preventivas de todos, com certeza — finaliza a delegada de Esteio.