Um casal que usava uma foto da fachada da Delegacia da Polícia Civil de Farroupilha para extorquir vítimas por meio do chamado golpe dos nudes foi preso na Operação Tocaia III, na manhã desta terça-feira (21).
O homem, de 30 anos, já está recolhido no sistema prisional pelo crime de roubo. A companheira dele, de 26 anos, foi localizada no bairro Primeiro de Maio, em Farroupilha.
O casal criava perfil falso de uma mulher. Após, faziam contatos com alvos na internet para a troca de fotos íntimas. Posteriormente, os golpistas informavam que o perfil era de uma mulher menor de idade, o que dava início ao esquema de extorsão. Ou seja, para evitar a denúncia na polícia, as homens teriam de pagar dinheiro. Em algum momento, os golpistas se faziam passar por policiais para intimidar as vítimas.
De acordo com o delegado Éderson Bilhan, para dar veracidade ao golpe, o casal utilizava a imagem da DP da cidade nos contatos com as vítimas. Para isso, segundo Bilhan, a mulher passou em frente à delegacia em 2021 e fez uma foto da fachada do prédio.
— A dupla estava utilizando um perfil com a imagem da delegacia e se passava por um delegado para cobrar dinheiro da vítima e não dar andamento a um suposto processo criminal.
O casal passou a ser investigado há quatro meses. Nesse período, aplicou inúmeros golpes. Conforme Bilhan, uma vítima depositou R$ 90 mil em uma conta para pagar os criminosos. O montante movimentado pela dupla com os golpes ainda não foi contabilizado pela polícia.
A mulher foi presa preventivamente e encaminhada ao sistema penitenciário. Como o homem já se encontrava recluso, ele foi notificado pela Polícia Civil sobre o indiciamento. A dupla fica agora à disposição da justiça.