A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira (23) a Operação Interestadual, que investiga uma quadrilha responsável por aplicar golpes na compra de caminhões no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Policiais da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) cumpriram três mandados de busca em Caxias do Sul e um em Flores da Cunha, onde um homem, que não teve a identidade divulgada, foi preso em flagrante por posse de arma de fogo.
As investigações contra o grupo tiveram início há sete meses e contaram com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com a Polícia Civil, os criminosos monitoravam sites de anúncios de veículos e negociavam a compra com o proprietário. No momento de fechar o negócio, eles depositavam envelopes vazios em caixas eletrônicos e enviavam o comprovante emitido pelo terminal ao dono do caminhão.
Como o bilhete registra o valor digitado no caixa eletrônico na hora do depósito e não o valor que efetivamente está no envelope, as vítimas acreditavam já ter recebido o pagamento e realizavam a transferência do veículo. A partir daí, a organização revendia os caminhões e comprava bens com o lucro obtido.
— Parte dos integrantes da quadrilha ia até o local para fazer a transferência enquanto outros iam fazer o depósito do envelope vazio. Se eles ainda não tinham um comprador de boa fé para revender, eles transferiam para o nome de laranjas — explica o titular da Draco, delegado Luciano Righes Pereira.
Ao longo das investigações, a PRF chegou a abordar oito veículos com os suspeitos e oito integrantes da quadrilha foram presos. Conforme os investigadores, a organização, com sede em Caxias, reúne 18 pessoas, com função hierárquica definida.
Os três mandados de busca e apreensão em Caxias foram cumpridos na casa de suspeitos nos bairros Lourdes, Cristo Redentor e Planalto. Em Flores da Cunha o cumprimento ocorreu também na casa do alvo da investigação, no Centro. Com o homem, de 40 anos, foram localizadas duas armas, uma delas com a numeração raspada. A operação também resultou na apreensão de seis veículos que estavam com o grupo, além de outros objetos.
Segundo a Polícia Civil, no Estado a quadrilha cometeu crimes em Caxias do Sul, Ijuí, Barra do Ribeiro, São Bento do Sul, Bento Gonçalves, Butiá, Giruá, Santana do Livramento, Sananduva, Guaporé, Santa Maria e Boqueirão do Leão. Já em Santa Catarina foram identificadas ações em São Domingos, Rio do Sul, Lages, Benedito Novo, Blumenau, Itajaí e Balneário Camboriú.