A Serra registra pela segunda vez, no intervalo de um mês, mais um final de semana marcado por mortes violentas no ano. Os casos aconteceram em Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Gramado. Até então, o final de semana de 28 a 31 de outubro havia sido o mais violento, também com seis mortes. Os assassinatos foram registrados em Caxias, Farroupilha, Nova Prata e Bento Gonçalves. Antes disso, fevereiro tinha o registro de cinco pessoas assassinadas, entre os dias 19 e 20, sendo um crime em cada cidade: Garibaldi, Gramado, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Nova Prata.
Em Caxias, desde a sexta-feira até este domingo foram registrados três homícidios. Dois deles aconteceram em entre a noite de sexta-feira (25) e a manhã de sábado (26), ambos a facadas. O terceiro crime, que é o caso mais recente, foi cometido a tiros: Marcos Espinoza da Maia, 23 anos, morreu na noite de sábado. O homicídio aconteceu por volta das 23h40min, na Rua Governador Euclides Triches, no bairro Castelo. A vítima foi baleada e não chegou a receber socorro. As circunstâncias do crime e os autores ainda são desconhecidos.
Na manhã de sábado, Kauã Eric Velho da Silva, 15 anos, foi morto com golpes de faca nas costas por volta das 7h30min. O crime aconteceu na Rua Antônio Felippi, no bairro Reolon. De acordo com a delegada plantonista da Polícia Civil Alessandra Xavier De Siqueira dois homens ainda não identificados mataram o adolescente.
A outra vitima assassinada em Caxias do Sul foi identificada como João Celino Marques da Silva, 67. Ele foi atingido por dois golpes de faca no abdômen, quando estava em um bar e mercado na Rua Sérgio Antonio Gobetti, no bairro Planalto. O crime aconteceu por volta das 19h de sexta (25). Ele foi levado ainda com vida ao Hospital Geral por familiares, onde morreu na madrugada de sábado. O autor do homicídio de Silva, um homem de 53 anos, foi preso em flagrante.
Na região das Hortênsias, um crime chocou a comunidade pela violência. Um homem de 40 anos foi preso por assassinar a companheiro e um vizinho com um martelo. Ele não teve a identidade divulgada. Os crimes foram registrados no bairro Prinstrop, em Gramado. As vítimas são Lidiane Jurema dos Santos Pinto Carvalho, 42, e José Noeli Fogassa da Silva, 76. A mulher estava desaparecida desde a terça-feira (22).
No sábado, ao ser preso pelo assassinato de Silva, o homem confessou que havia matado Lidiane na terça-feira e enterrou o corpo no quintal de casa. Os dois mantinham um relacionamento amoroso. Ele também admitiu que havia assassinado o vizinho na sexta-feira, também a marteladas. O homem cumpria pena em regime semiaberto e usava tornozeleira eletrônica.
A motivação, de acordo com o depoimento dele à polícia, seria o fato de a companheira estar em um relacionamento amoroso com Silva. Ele também relatou ao delegado que conseguiu acessar as mensagens do celular da companheira e, por isso, decidiu cometer os crimes.
Em Bento Gonçalves um homem morreu depois de um confronto com a polícia. Ele foi identificado como Vênderson Pereira Quadros, 24 anos. Quadros tinha antecedentes policiais por roubo e furto. O confronto aconteceu por volta das 21h15min de sábado (26). Ele é suspeito de roubar um carro e sequestrar a motorista do veículo, em Farroupilha. Após liberar a mulher, o homem seguiu com o carro até Bento Gonçalves, onde tentou fazer uma compra com o cartão da vítima em uma lancheria no bairro Santo Antão. No bairro Santa Helena, ele foi localizado por policiais. Segundo a BM, o condutor não obedeceu a ordem de parada, desembarcou do carro e efetuou disparos de arma de fogo contra a guarnição, que revidou os tiros. Ele foi atingido pelos disparos e levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao hospital da cidade, onde morreu pouco tempo depois.