As forças de segurança que atuam em Caxias do Sul deram início, na manhã desta sexta-feira (18), à Operação Avante Black Friday, que tem como objetivo prevenir crimes de furto e roubo nos meses de maior movimento do comércio na cidade, especialmente na área central. Esse é o terceiro ano que ela é realizada em Caxias.
A ação que ocorre em parceria com o Sindilojas teve início com a concentração de mais de 30 agentes da Brigada Militar e da Guarda Municipal no trecho da Rua Alfredo Chaves, entre a Sinimbu e a Avenida Júlio de Castilhos, em frente à sede da entidade parceira, onde ocorreu um evento de apresentação desta edição. O monitoramento preventivo segue até o dia 30, ganhando continuidade com a Operação Papai Noel, no mês de dezembro.
Na apresentação da Operação Avante Black Friday, o major Wagner Carvalho dos Santos, do 12° Batalhão de Polícia Militar (12° BPM) de Caxias do Sul, afirmou que, além dos agentes já disponíveis, a equipe também contará com atuação dos 125 alunos de formação para sargentos que estão na cidade. Da BM, serão mantidos pelo menos 30 agentes nas ruas, diariamente, no horário de funcionamento do comércio:
— O objetivo é fortalecer o policiamento com a presença nos principais eixos comerciais da cidade. A ação é de forma preventiva a crimes contra o comércio e roubo a pedestres neste período em que circula mais dinheiro na cidade.
Em novembro de 2021, a BM registrou 79 roubos a pedestres e 12 roubos a estabelecimentos comerciais. O major alerta para os cuidados que os consumidores devem ter ao circularem com dinheiro pelas ruas.
— Jamais manejar dinheiro de forma ostensiva, abrir carteiras, principalmente perto das paradas de ônibus, onde tem mais acúmulo de pessoas. Atenção também com o uso do celular — reforçou.
Durante a operação, o ônibus da Guarda Municipal permanece na Praça Dante Alighieri, com reforço de seis motocicletas. No final desta manhã e início da tarde, as viaturas já circulavam pelas ruas da cidade. Conforme o titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), Paulo Roberto Rosa da Silva, a patrulha com cães também estará presente na ação.
— Estaremos participando ativamente desta ação preventiva, assim como na Operação Papai Noel, com tudo o que temos disponível — destacou.
Para a comerciante Luciana Menegat Panisson, o reforço na segurança da área central é sempre bem-vindo, especialmente se tratando do período de mais movimento.
— Eu tive dois arrombamentos neste ano, e a gente sente falta (da segurança). Nesta época, ficamos ainda mais preocupados e é maravilhoso que eles estejam circulando por aí, ajuda bastante — afirma a proprietária de uma loja de decoração localizada na Avenida Júlio de Castilhos, próxima do local onde ocorreu a concentração dos agentes pela manhã.
A intensificação de movimento pelas ruas principais da cidade também gera sensação de insegurança aos consumidores, especialmente os que percorrem as lojas a pé, como Graziela dos Santos, 35, que aproveitou a ida ao médico para fazer algumas compras com a filha Pietra, cinco, e a sogra Leonilda de oliveira, 55.
— Eu não me sinto segura. Uso o pix, que é melhor do que ficar andando com dinheiro, mas mesmo assim, está bem complicado — comentou.