Quatro pessoas foram assassinadas na Serra em um intervalo de cinco horas, entre a noite de sexta-feira (21) e a madrugada deste sábado (22). Os crimes chamam a atenção pela barbárie. Em Garibaldi, um casal foi morto e teve os corpos incendiados. Em Vacaria, tripulantes de um carro efetuaram 22 tiros contra um homem na saída de um baile. Em Veranópolis, um homem perseguiu e esfaqueou a companheira.
Com esta sequência de mortes, este já é o final de semana mais violento na Serra desde fevereiro. Entre os dias 19 e 20 daquele mês, cinco pessoas foram assassinadas, sendo um crime em cada cidade: Garibaldi, Gramado, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Nova Prata.
O único crime esclarecido, até o momento, é o feminicídio em Veranópolis. Janete de Lourdes Almeida, 51 anos, foi morta pelo companheiro, que não teve seu nome divulgado. A mulher tinha uma medida protetiva contra o agressor, decretada no dia 12 de setembro, mas, segundo a Polícia Civil, ela decidiu voltar a morar com o homem após a concessão da medida.
O casal participou de um churrasco na noite de sexta-feira e, depois, seguiu para um bar no centro da cidade. Testemunhas relataram que o homem apresentou um comportamento agressivo após a mulher receber uma mensagem no celular. Segundo a Polícia Civil, um casal de amigos decidiu levar a mulher em seu carro para afastá-la do companheiro. O homem perseguiu o automóvel, obrigou eles a pararem e a mulher a desembarcar. Janete foi atacada com várias facadas e não resistiu. O autor fugiu e não foi encontrado até o momento. A Polícia Civil representou por sua prisão preventiva.
Mais cedo, por volta das 22h40min de sexta-feira, um casal foi assassinado às margens da BR-470, em Garibaldi. Os corpos das vítimas foram carbonizados, por isso exames de DNA foram solicitados para possibilitar a identificação. Conforme a Polícia Civil, o casal também foi executado por dezenas de disparos de arma de fogo. Não há informações sobre autores ou a motivação das mortes.
O último assassinato aconteceu em Vacaria, por volta das 3h55min, em frente a um ginásio que sediava um baile na Rua Flávio Murici, no bairro Jardim dos Pampas. A vítima foi o segurança Marcelo Santos Ferreira, 39. Segundo a Polícia Civil, os atiradores se aproximaram dele em um automóvel e efetuaram pelo menos 22 tiros de calibre 9mm.
O final de semana também contabiliza duas mortes em acidentes de trânsito. Em Nova Bassano, o motociclista Ronie do Nascimento, 45, morreu após colidir contra um caminhão na RS-351 na noite de sexta-feira. Antes, à tarde, Altemir Bergamin, 57, morreu em uma colisão na BR-116 entre uma caminhonete Hilux e um HB20.