A área da segurança de Caxias do Sul terá novidade a partir de outubro. Trata-se do início do funcionamento das câmeras de corpo e de viaturas da Guarda Municipal, visando a maior proteção dos agentes e também a maior transparência às operações.
Os equipamentos foram adquiridos por licitação e apresentados ao prefeito Adiló Didomenico nesta quarta-feira (28). Os agentes tiveram um treinamento de 30 dias, com as 40 câmeras de corpo. Além disso, foram adquiridas 40 câmeras para 10 viaturas da Guarda, que serão instaladas nos veículos frontal, lateral e internamente, sendo quatro câmeras por veículo.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, as filmagens são gravadas em tempo real e os guardas não terão acesso ao arquivo de gravações.
— Agora, por meio de imagens, se poderá confirmar se houve ou não excessos nos atendimentos das ocorrências, pois as gravações servirão como prova em processos judiciais para demonstrar se a ação dos guardas foi adequada ou não diante de uma possível denúncia de irregularidade. Também irão inibir ações e permitir maior transparência no trabalho realizado pelos servidores — explica o responsável pela pasta, Paulo Roberto Rosa da Silva.
Sobre as câmeras
Os equipamentos utilizados ficarão acoplados ao uniforme dos servidores, com bateria que dura 12 horas. As câmeras gravam vídeos em até 100 metros de distância, possuem modo de visão noturna e capacidade de gravação de áudio. Elas também fazem captura de fotos durante a filmagem e têm GPS.
— Estas câmeras irão trazer mais segurança para a população, que tanto solicita, e também aos servidores, que terão como provar os procedimentos adotados em suas ações — destaca Adiló.
O investimento na aquisição dos equipamentos e do sistema para armazenamento da gravação foi de R$ 252 mil.