Nesta terça-feira (5), a Brigada Militar (BM) realizou no auditório da Câmara de Indústria e Comércio (CIC) de Caxias do Sul, a solenidade da passagem de comandantes do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) da Serra, que tem responsabilidade sobre 66 municípios da região. O coronel Alexandre Brite da Silva deixa a função ao se aposentar, com o coronel Márcio José Rosa da Luz assumindo o posto.
Participaram da solenidade o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli, o subcomandante-geral da BM, Douglas Rosa Soares, o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, e outras lideranças da Serra.
O coronel Márcio José Rosa da Luz tem 50 anos e é natural de Porto Alegre, estando na BM desde 1990. O oficial é bacharel em Ciências Militares na Área de Defesa Social. Também tem especialização em Políticas e Gestão em Segurança Pública, além de curso avançado de Administração Policial Militar, curso de Instrutor de Tiro para Oficiais, curso de Instrutor de Educação Física para Oficiais e Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Escolar.
Em junho, quando anunciada a troca de comando, o novo comandante do CRPO Serra afirmou que recebeu uma missão nobre ao assumir a posição dentro da BM.
— A expectativa é boa e assumir o comando é motivador. Não tinha atuado ainda na Serra, mas morei muitos anos no Vale do Caí. Então, conheço bem a região. Os desafios são muitos, temos 66 municípios em área de abrangência e cinco batalhões com relevância — declarou o comandante.