Uma execução seguida de um incêndio criminoso foram registrados no começo da madrugada dessa sexta-feira (13) no bairro Vila Ipê em Caxias do Sul. O crime ocorreu por volta de 0h05min na Avenida Antônio Andriguetti, próximo a Unidade Básica de Saúde do bairro. De acordo com informações da polícia, Allisson Eduardo de Brito dos Santos, estava comemorando o aniversário de 28 anos com familiares, quando teria ocorrido o ataque a tiros. A mãe e o irmão da vítima testemunharam o assassinato. Eles estavam em uma esquina bebendo em frente a uma casa de lanches quando ao menos três homens armados chegaram atirando. Santos tentou fugir, mas foi alvejado com ao menos 16 tiros de pistola calibre 9mm.
Após o homicídio, os homens foram a casa de lanches onde o jovem estava com familiares espalharam combustível e atearam fogo. Conforme a polícia, a proprietária da lancheria estava fazendo lanches quando ouviu os tiros. Ela se escondeu embaixo de uma mesa e não presenciou o ataque, mas logo depois percebeu as chamas. No mesmo terreno, havia quatro moradias. As chamas consumiram as casas de madeira, mas ninguém ficou ferido. Dois caminhões do 5º Batalhão de Bombeiro Militar foram acionados para controlar o fogo. Eles precisam do apoio de um caminhão do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) para o abastecimento da água. Foram usados 30 mil litros d'água para combater o incêndio.
Ainda conforme relato de populares, perto da lancheria na Rua dos Quero-Queros os bandidos efetuaram disparos de arma de fogo e tentaram atear fogo em um Celta. Segundo testemunhas, esses três crimes foram cometidos pelos mesmos criminosos. O veículo foi apreendido por solicitação pericial para ser feita a papiloscopia. A Polícia Civil irá solicitar as imagens das câmeras de segurança das proximidades.