A Polícia Civil prendeu oito pessoas na manhã dessa sexta-feira (29) em uma ação de combate ao tráfico de drogas. Foram 15 medidas cautelares cumpridas nas cidades de Caxias do Sul, Farroupilha e Arroio do Silva (SC) durante a chamada Operação Esplanada. Dos oito presos, quatro foram detidos preventivamente e a outra metade, em flagrante.
Conforme a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Caxias do Sul, a ação é resultado de cinco meses de investigação. A suspeita é de que o grupo atuava do tráfico de drogas por meio de telentrega entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As principais substâncias comercializadas eram drogas sintéticas e cocaína.
— A droga vinha de Santa Catarina e era distribuída aqui na Serra — explica o titular da Draco, Luciano Pereira.
Em Caxias, os mandados foram cumpridos nos bairros Floresta e Esplanada e resultaram em três prisões preventivas e duas em flagrante. Em Farroupilha, a operação teve como alvo uma residência do bairro Ipanema, com duas prisões em flagrante. Já o suspeito apontado como coordenador do grupo foi preso preventivamente em Arroio do Silva. Assim como os demais presos, ele não teve o nome divulgado. Segundo Pereira, todos os presos na Serra atuavam na distribuição das drogas.
Além das oito prisões, os policiais apreenderam cerca de 2,2 mil comprimidos de ecstasy, 900 gramas de cocaína, 50 gramas de haxixe, 20 gramas de maconha e seis porções de MDMA, droga psicótica considerada o princípio ativo do ecstasy. Além disso, também foram localizadas duas armas de pressão e dinheiro.
— Grande parte das drogas foram apreendidas em Farroupilha. Foram cinco meses de investigação para identificar a atuação de cada integrante. Agora vamos analisar o material apreendido — afirma o delegado.
Além da Draco, a operação mobilizou outras delegacias de Caxias, além da Polícia Civil de Farroupilha e de Santa Catarina. Ao todo, foram 50 policiais e 12 viaturas.