Para conter a onda de violência em Farroupilha, que chegou a 10 homicídios em 60 dias neste ano, a Polícia Civil da cidade com apoio de agentes de Caxias do Sul e da Brigada Militar desencadeou a segunda fase da Operação Retorno nessa sexta-feira (4). A ação ocorre nove dias depois da primeira em repressão aos homicídios ocorridos nos primeiros meses de 2022. O caso mais recente foi na terça-feira (1º) quando Itamar Alves Nunes, 48 anos, foi morto num ataque a tiros que deixou outros dois homens feridos. Os envolvidos fugiram em direção a Caxias do Sul e foram presos após o crime.
Segundo a polícia, o local alvo da Operação foi o Condomínio Morada do Sol, no bairro Industrial, que é conhecido por ser ponto de tráfico de drogas, e também pela disputa de território entre organizações criminosas, e onde tem ocorrido mortes violentas. Durante a ação dessa manhã, foram cumpridos 12 mandados de buscas e apreensões. Lá foram foram apreendidos telefones celulares, dentre outros objetos, de interesse investigativos aos crimes em apuração.
Ainda segundo a polícia, observou-se que em decorrência das últimas ações policiais boa parte dos criminosos já migraram do ambiente, de modo que não resultaram prisões em flagrante, apenas apreensões de objetos. A operação contou com a participação de aproximadamente 70 policiais e 20 viaturas.