Errata: O paciente chegou ao hospital Nossa Senhora da Oliveira em Vacaria, por volta das 9h10min, segundo o município, e não por volta de 12h45min, como a instituição de saúde havia informado. A informação incorreta ficou pulicada das 10h04min às 12h16min.
Um agropecuarista de 59 anos foi encontrado ferido por produtores rurais de São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, na manhã de terça-feira (9). A vítima é Giovane Inácio Velho, natural do município. Segundo a Polícia Civil, que investiga o caso, as agressões teriam ocorrido ainda na noite de segunda-feira (7). Velho, porém, foi encontrado ferido por volta das 7h, no interior do município.
De acordo com relato de um dos produtores, que prefere não se identificar, Velho estava dentro de uma caminhonete, por volta das 7h:
— Eu estava voltando do pomar e me deparei com a caminhonete dele parada e já tinha parado um outro carro ali para verificar. Encontramos ele bem ferido.
O produtor disse que se assustou com a gravidade dos machucados:
— Bateram muito nele com pedras e com pau. Ele estava desacordado, ele fazia alguns movimentos, mas estava desfigurado. Quem bateu, bateu muito, para matar. Era horrível o estado dele. Saímos cedo para trabalhar e nos deparamos com essa cena terrível.
O produtor ressalta que Velho foi encontrado a cerca de 1,5 quilômetros da área central de Ausentes:
— Ele também mora no interior, é conhecido na cidade, de família tradicional. Nós não mexemos nele, e ligamos para a Secretaria de Saúde que mandou uma ambulância.
O município confirma que a ambulância da prefeitura prestou socorro e encaminhou Velho para o ambulatório da cidade. Segundo a Secretaria de Saúde, ele chegou ao Hospital Nossa Senhora da Oliveira, em Vacaria, por volta das 9h10min. O agropecuarista está internado no setor de urgência/emergência.
Polícia Civil já identificou um dos autores
O delegado de São José dos Ausentes Ancelmo Carvalho Camargo afirma que a vítima foi agredida com pedradas e pauladas na cabeça. Ainda não está claro em que local ocorreu o espancamento, já que uma briga, que pode ter motivado o crime aconteceu em um bairro da cidade e Velho foi encontrado ferido em outro local. De acordo com o delegado, a vítima perdeu massa encefálica, e o estado de saúde é grave.
— Houve uma briga em um restaurante, discussões, e estamos investigando as circunstâncias porque ainda não ouvimos todas as testemunhas. Os que ouvimos falaram que não teve agressões dentro do estabelecimento, só ameaças e provocações, então estamos identificando, ouvindo depoimentos, para esclarecer o crime.
Ele destaca que um dos suspeitos já foi identificado:
— O outro ainda estamos trabalhando para identificar. Acredito que ainda hoje (quarta-feira) estarei representando pelas prisões.