Um homem identificado como Luciano Pires Goularte, 35 anos, foi morto por volta das 21h30min dessa quarta-feira (17), em confronto com a Brigada Militar (BM) após arrombar um apartamento e agredir a namorada de 53 em Nova Prata. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu ao chegar ao Hospital São João.
De acordo com a Polícia Civil, a BM de Protásio Alves foi acionada para atender uma ocorrência de violência doméstica na Rua Presidente Vargas, no bairro São Cristóvão, perto do presídio de Nova Prata. A polícia foi informada que Goularte estava agredindo e havia machucado a namorada. A vítima tentou fugir das agressões se escondendo no apartamento de vizinhos e ele arrombou a porta para encontrá-la. Ainda segundo a polícia, o homem entrou em confronto com os policiais militares e teve que ser contido com disparos de arma de fogo. Ele respondia em liberdade por um homicídio registrado no ano de 2005, em Santana do Livramento. A namorada relatou que desconhecia esse fato.
Conforme a delegada Liliane Pasternak Kramm foram tomadas todas as providências iniciais de investigação e o caso será apurado como homicídio pela Polícia Civil e, paralelamente pela corporação da Brigada Militar.
Com essa ocorrência, a Serra contabiliza pelo menos 24 suspeitos mortos em confronto com policiais militares neste ano. Metade dos casos foi em Caxias do Sul. Na região, além dessa ocorrência em Nova Prata, o caso mais recente aconteceu após uma tentativa de roubo a uma loja de armas em Farroupilha nessa quarta. Dois assaltantes foram mortos e dois presos.
Antes disso, foi o de um roubo a residência em Flores da Cunha, em 3 de novembro. O 4º Batalhão de Choque realizou buscas até o interior de São Francisco de Paula, quase divisa com Caxias do Sul, onde dois suspeitos morreram em uma troca de tiros.
Outro caso que chamou bastante atenção aconteceu entre Carlos Barbosa e Garibaldi em setembro. O setor de inteligência da BM tinha a informação sobre plano de assaltar um empresário e monitorou a região do possível crime. Ao perceber a presença policial, os suspeitos fugiram em um Palio vermelho pela RS-453. No confronto, os três tripulantes morreram, incluindo um adolescente de 17 anos.
Confrontos também aconteceram em Bento Gonçalves, Canela e Vacaria. Neste último, a troca de tiros aconteceu durante uma operação da Polícia Civil em um pomar em outubro. Dos 12 casos em Caxias do Sul, 10 suspeitos tinham 27 anos ou menos. As trocas de tiros aconteceram em nove bairros diferentes. A maioria dos confrontos aconteceu durante ações da Brigada Militar (BM) contra tráfico de drogas, homicídios ou roubos de carro.