Uma ação da Polícia Civil de Bento Gonçalves resultou em cinco prisões e a apreensão de seis armas e 19 tijolos de drogas na manhã desta quarta-feira (19). A Operação Expedição mapeou um esquema criminoso que armazenava e distribuía drogas na cidade. Os mandados de busca foram cumpridos em cinco bairros e também em Arroio do Sal, no Litoral Norte.
A investigação da 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP) durou três meses e focava em um homem de mais de 50 anos que não possuía antecedentes criminais. Ele é descrito como o coordenador desta venda de drogas.
— Apuramos quem fornecia drogas ao investigado, quem guardava o dinheiro para ele e quem escondia as drogas. As vendas aos consumidores aconteciam em pontos de tráfico em Bento e Arroio do Sal. Encontramos tijolos de drogas, ou seja, ainda estava sendo preparada para venda, o que demonstra que ele era o fornecedor e tinha um poder aquisitivo maior — aponta a delegada Maria Isabel Zerman Machado.
Este líder foi preso no bairro Cohab, em Bento. As buscas também aconteceram no Centro, Municipal, Santo Antão e Cembranel. Nos mandados, os policiais encontraram quatro pistolas, três revólveres e três coletes balísticos, além de munições de calibre .38 e 9mm. Uma arma de pressão imitando um fuzil também foi recolhida.
— Demonstra o poder que esta parte da facção criminosa tinha. As armas indicam possível envolvimento em homicídios. Com sete armas a menos nas ruas, também pretendemos diminuir o número de homicídios na cidade — destaca a delegada Maria Isabel.
A Operação Expedição contou com 35 policiais civis e quatro militares. Em Arroio do Sal, uma mulher foi presa em flagrante e está sendo conduzida para Bento Gonçalves nesta quarta. Ela seria a responsável pela venda de drogas aos consumidores no Litoral. Na Serra, foram quatro homens presos e um adolescente apreendido.