Será investigada em liberdade a mulher de 36 anos que foi flagrada agredindo a própria mãe, uma idosa de 64 anos, na tarde desta quarta-feira (24), em um apartamento no Centro de Caxias do Sul. De acordo com a Polícia Civil, a filha foi presa em flagrante por lesão corporal qualificada pela violência doméstica, mas pagou fiança e foi liberada.
— A lei autoriza o direito a fiança para crimes com pena máxima não superior a quatro anos. A pena máxima, neste caso, é de três anos — explica a delegada Thalita Andrich, da Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA) que fica próxima ao local do crime.
O caso será investigado no Cartório do Idoso, serviço inaugurado há três semanas na cidade.
— Ela continua sob investigação e poderá ser indiciada novamente por este crime. Assim como por outros que podem ter sido cometidos referentes ao Estatuto do Idoso, algo que ainda vamos avaliar — completa a delegada.
O flagrante ocorreu às 13h15min, em uma moradia da Rua Pinheiro Machado. As agressões podiam ser vistas e ouvidas da via pública. Vizinhos filmaram a mulher esganando, estapeando e empurrando a mãe pelo apartamento. Os policiais pularam a sacada para socorrer a vítima. A Brigada Militar (BM) também foi acionada sobre as agressões e foi até o local. Mãe e filha não possuíam histórico de violência doméstica registrado na polícia.
De acordo com a polícia, a idosa apresentava um ferimento na cabeça e foi conduzida pela Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central. Ela estava acompanhada de outros filhos, foi atendida e liberada ainda na noite desta quarta-feira. A delegada afirma que a formalização do exame de corpo de delito deverá ser feita futuramente.