Canela registrou a segunda morte em uma semana nesta quarta-feira (17). O crime mais recente ocorreu por volta das 23h em um bar localizado na esquina entre as ruas Guilherme Diestiman e São Francisco, no bairro Vila Boeira. Segundo a Brigada Militar (BM), dois homens encapuzados entraram no estabelecimento e efetuaram cerca de 14 tiros no local. Dois homens foram atingidos pelos disparos. Um deles é Luís Domingos Ribeiro da Silva, 37 anos, que morreu em atendimento. O outro, de 34 anos, está em situação estável.
Após o ataque no bar, a dupla entrou em um Gol bordô onde estava, segundo a ocorrência, um terceiro comparsa. Os três fugiram em direção ao bairro São Luiz. A BM acredita que um veículo encontrado por volta das 5h desta quinta-feira (18) seja o utilizado no crime. Ele estava na Rua Dr. Ruy Viana Rocha, no bairro São Luiz, com o vidro aberto. Em consulta ao sistema, foi constatado que o automóvel havia sido roubado em outubro de 2020.
Nesta semana, outra morte violenta movimentou Canela. Na terça-feira (16), Luis Carlos dos Santos, 35 anos, foi baleado na Rua Estevan José Pereira, no bairro Canelinha. A mulher dele relatou a policiais que o companheiro estava na varanda de casa quando foi alvejado por dois homens, que chegaram a pé ao local.
Com as duas mortes, Canela chega a cinco assassinatos neste ano. A cidade aparece entre as 10 mais violentas do Rio Grande do Sul em relação ao mês de janeiro. O município de cerca de 45 mil habitantes registrou três mortes violentas no primeiro mês de 2021 e ficou como oitava cidade gaúcha mais violenta, segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Caxias e Bento Gonçalves também acompanham a cidade turística na lista das 10. Nos últimos cinco anos, Canela teve outros quatro meses com dois homicídios registrados. A média foi de seis assassinatos por ano. Ou seja, no primeiro mês de 2021, Canela já teve metade da média de mortes por violência no ano. Apenas em 2020, o total de mortes no ano foi de seis.