Os 81 novos policiais recebidos pela Brigada Militar (BM) da Serra foram encaminhados para pelo menos 36 municípios. A distribuição teve por objetivo completar o efetivo mínimo de cinco policiais militares em cada cidade. Garantir estes pelotões com pelo menos cinco brigadianos era uma promessa da BM desde o final de 2017. O número é estratégico, segundo a corporação, para garantir patrulhas com dois policiais (estabelecido como mínimo para a segurança dos PMs) diante das férias e licenças que acontecem durante um ano. O pelotão básico também é uma forma de ampliar o policiamento em cidades menores.
O Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Serra (CRPO Serra) recebeu os 81 novos soldados na última segunda-feira (4). O grupo é oriundo da turma de 860 novos servidores formados em 21 de dezembro. No entanto, o remanejo também conta com veteranos que pediram transferência e têm prioridade sobre os novos PMs. Essas transferências de veteranos continuam em andamento e, por isso, o CRPO Serra ainda não divulgou o reforço recebido por cada cidade da Serra.
Os comandantes da região admitem que o processo é confuso para quem não está acostumado. Por exemplo, o 36º Batalhão de Polícia Militar (36º BPM), com sede em Farroupilha, tem a expectativa de ter um reforço de 10 policiais militares. No entanto, recebeu apenas quatro dos novos soldados. Acontece que esses quatro vieram para suprir a saída de quatro policiais que pediram transferência para outras cidades. A expectativa pelo reforço permanece com a possibilidade de que policiais antigos de outras regiões tenham pedido transferência para as cidades da Serra.
— Os quatro que chegaram são permuta, mas ainda aguardamos por estes policiais mais experientes. É um quebra-cabeça que ainda não foi finalizado. Sejam novos ou "velhos", precisamos desses 10 policiais — comenta o major Juliano Amaral, comandante do 36º BPM.
Sobre os 81 novos soldados, a reportagem do Pioneiro conseguiu mapear a distribuição de 69 deles. Os brigadianos se apresentaram em quatro batalhões da região e foram espalhados por 36 municípios. O reforço completou o efetivo mínimo em todas as cidades da área do 10º BPM, que tem sede em Vacaria, por exemplo:
— Nossa região tem 24 municípios, com uma população de 127 mil habitantes em uma extensão territorial de mais de 15 mil quilômetros (quadrados). Graças a este remanejo, todos os nossos municípios agora contam com o mínimo de cinco PMs — confirma o capitão Douglas Moraes.
A região ainda aguarda uma definição sobre o reforço esperado para o 4º Batalhão de Choque, que tem sede em Caxias do Sul. A tropa especializada tem recebido prioridade nos recursos justamente por sua atuação móvel e regional. A estratégia foi reforçada pelo governador Eduardo Leite (PSDB) e o vice-governador e secretário estadual de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, durante a apresentação sobre a lotação dos 860 policiais militares formados:
— Se fôssemos distribuir sem estratégia, estaríamos mandando 1,6, ou seja, menos de dois brigadianos para cada um dos 497 municípios do Estado. Mas isso não seria estratégico e não ajudaria nos resultados que já estamos colhendo. Como temos feito, os novos soldados irão para os locais onde mais são necessários— afirmou o vice-governador.
A distribuição dos novos policiais:
12º BPM, de Caxias do Sul
Caxias do Sul: 3
10º BPM, de Vacaria
Vacaria: 6
Capão Bonito do Sul: 2
Santo Expedito: 2
Maximiliano de Almeida: 2
Monte Alegre dos Campos: 2
Muitos Capões: 2
Ibiaçá: 1
Esmeralda: 1
São José dos Ausentes: 1
São João da Urtiga: 1
Sananduva: 1
Tupanci do Sul: 1
36º BPM, de Farroupilha
Farroupilha: 4
1º BPAT, de Gramado
Nova Petrópolis: 4
Gramado: 2
Jaquirana: 2
Três Coroas: 2
Canela: 1
Igrejinha: 1
Picada Café: 1
Cambará do Sul: 1
3º BPAT, de Bento Gonçalves
Bento Gonçalves: 3
Carlos Barbosa: 3
Guaporé: 3
Nova Bassano: 3
Fagundes Varela: 3
Cotiporã: 2
União da Serra: 2
Pinto Bandeira: 1
Boa Vista do Sul: 1
Monte Belo do Sul: 1
Santa Tereza: 1
Vista Alegre do Prata: 1
André da Rocha: 1
Guabiju: 1
* 16 policiais não tiveram a designação divulgada