Quatro homens foram presos durante uma ação da Polícia Civil contra o tráfico de drogas em São Marcos nesta quinta-feira (21). A Operação Conatus apreendeu três pistolas, mais de 13 quilos de drogas e R$ 11 mil.
A ação cumpriu seis mandados de busca e apreensão nos bairros Industrial, Michelon, Francisco Doncatto e Santini. Estes criminosos eram investigados há um mês por promoverem uma telentrega de drogas e também ostentarem armas de fogo em redes sociais — uma forma de ameaça a rivais.
— As investigações continuam, mas o que temos até o momento aponta para uma organização voltada para o tráfico de drogas. Tínhamos vídeos e fotos de armamentos que foram compartilhadas em redes sociais. Era o que buscávamos e tivemos sucesso, pois uma dessas pistolas já foi analisada e comprovada — afirma o delegado Rafael Keller.
Sobre o tráfico, a investigação aponta para uma telentrega de drogas que levava os pedidos feitos por redes sociais. Um carro e uma motocicleta, que não tiveram os modelos divulgados, foram apreendidos.
A Operação Conatus contou com 19 policiais civis e teve apoio das delegacias de Caxias do Sul, Antônio Prado e Flores da Cunha. No total, foram apreendidos 12,7 quilos de maconha, 680 gramas de crack e 520 gramas de cocaína, além das três pistolas calibre .380 e diversas munições.
Conatus é um termo em latim que se refere a inclinação inata de alguma coisa em continuar a existir. O nome foi escolhido em referência a insistência dos investigados na vida criminosa e na tentativa de escapar da atuação policial.
— O alvo da operação, que temos como chefe desta organização, possui diversos antecedentes por tráfico. Ele é conhecido na cidade e faz do tráfico o seu meio de vida. Os outros três não possuíam histórico (policial), pelo menos não no nosso Estado, pois dois deles são de Pernambuco — afirma o delegado Keller.