Menos de 24 horas depois, Cleni Tafarel Borges, 71, diz ainda não ter assimilado completamente o que ocorreu com ela na tarde desta quinta-feira (7). A idosa foi vítima de um assalto cometido em plena luz do dia, por volta das 15h30min, na área central de Vacaria. Ela era caroneira de um Palio que estava estacionado na Rua João Teodoro Duarte, uma área movimentada da cidade, quando foi arrancada à força do veículo, levado pelo assaltante logo em seguida.
— Levei um choque e acho que ainda não entendi totalmente o que aconteceu. Em 71 anos de vida eu nunca tinha ido para uma delegacia. Na hora não consegui perceber o que estava acontecendo, foi como um relâmpago. Isso nunca aconteceu comigo e eu não desejo que aconteça com ninguém — afirma dona Cleni.
Ela relata que estava tranquila dentro do carro aguardando o marido sacar a aposentadoria que recebe pelos anos que trabalhou como ferroviário. O veículo ficou estacionado a cerca de duas quadras da agência bancária, em um local que tinha bastante circulação de pessoas em função do comércio.
— Ele deve ter passado várias vezes e visto que eu era um alvo fácil. De repente, parou na janela e mandou eu sair. Na hora, não me dei conta e disse que não ia sair, porque o carro era meu. Foi quando ele abriu a porta e me puxou pelos braços. Eu até tentei escapar, mas ele me jogou pra fora e eu caí no chão; quase bati a cabeça em uma parede — lembra.
Pela mesma porta por onde foi arrancada do carro, o homem entrou, saltando para o lado do motorista, onde a chave encontrava-se na ignição — algo que, segundo observa a idosa, facilitou a ação. Após a fuga do assaltante, ela foi amparada por populares e a polícia foi acionada, dando início às buscas.
Na manhã desta sexta-feira, dona Cleni ainda tinha hematomas e dores pelo corpo causadas pela agressão, algo que agrava um problema de coluna que ela já tinha. A vítima não precisou de atendimento hospitalar e conta agora com os cuidados de uma das três filhas, que é enfermeira, e precisou fazer alguns curativos na mãe, que mora no bairro Jardim América, em Vacaria.
Buscas realizadas pela polícia localizaram o carro cerca de uma hora depois. Ele foi interceptado na BR-116, em São Marcos. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o suspeito — um homem de 23 anos — tinha antecedentes criminais por posse de entorpecente, ele também foi localizado junto ao veículo e foi detido.
Com a recuperação do carro, também foram recuperados pertences dela e do marido, incluindo dinheiro, documentos e receitas médicas para compra de remédios que dona Cleni usa regularmente.
— Graças a Deus está tudo na paz agora, todo mundo me tratou muito bem logo depois do assalto, as pessoas que me ajudaram, os policiais. Como disse a minha filha, tenho que agradecer a Deus até o final do ano agora — comenta.