Até o mês de outubro deste ano, a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Caxias do Sul já apurou 1.825 boletins de ocorrência. Além disso, já foram recebidos e lavrados 164 autos de prisão em flagrante. Os números de feminicídios chegam a quatro tentados e um consumado, comparado com três tentados e três consumados em 2019.
Esses dados foram divulgados em coletiva de imprensa promovida para a campanha 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres na cidade, na manhã desta quinta-feira (3). Promovida pela Coordenadoria da Mulher, a campanha conta com uma ampla programação que segue até o dia 10 de dezembro com palestras, capacitações, feira dos Clubes de Mães, entre outras ações.
Outro número divulgado foi o de efetivo policial da Deam, que conta com oito agentes e uma delegada, o que corresponde a um déficit de policiais. Conforme a delegada Aline Martinelli, que assumiu a delegacia há pouco mais de um mês, apesar da recente troca de comando e do baixo número do efetivo, o trabalho tem dado bons resultados.
— Apesar de eu ter assumido há pouco tempo e de termos um número escasso de policiais, o trabalho tem sido muito bom, com um nível alto de esclarecimento e qualidade. Foram dobrados os procedimentos e os números estão muito expressivos — conta Aline.
À frente da Deam desde 13 de outubro, Aline não conseguiu participar da coletiva na manhã desta quinta-feira (3) porque estava em uma ação estadual organizada pela Polícia Civil, que também foi desenvolvida em razão dos 16 dias de ativismo. Na Operação Mirabal, foram cumpridos mandados de busca e apreensão e prisão, culminando com a prisão de dois indivíduos no interior da cidade. Um deles foi preso por posse de arma de fogo e o outro preventivamente em razão do descumprimento de medidas protetivas.
Outra atividade que a delegada Aline Martinelli estará participando dentro da campanha ocorre na Praça Dante Alighieri, no início da tarde desta sexta-feira (4). Se trata da visita do Ônibus Lilás, que tem o objetivo de informar as mulheres sobre os seus direitos.
As atividades da campanha 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres seguem até o dia 10 de dezembro. A programação completa, incluindo os eventos fechados para a Rede de Proteção à Mulher, pode ser encontrada no site da prefeitura.
Como denunciar?
Mulheres em situação de violência podem buscar atendimento no Centro de Referência para a Mulher (CRM), no terceiro andar da Prefeitura de Caxias do Sul (Rua Alfredo Chaves, nº 1.333, bairro Exposição). Também é possível entrar em contato pelos seguintes telefones:
:: Coordenadoria da Mulher: (54) 3218.6026
:: Centro de Referência para a Mulher: (54) 3218.6112
:: Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM): (54) 3220.9280
:: Patrulha Maria da Penha: (54) 9 8423.2154
:: Central de Atendimento à Mulher: 180
:: Delegacia de Polícia: 197