Dos 55 novos delegados formados pela Polícia Civil gaúcha, cinco atuarão na região da Serra. A nova turma é composta por 37 homens e 18 mulheres, com idades entre 27 e 45 anos. O processo seletivo começou em 2018 e, em março, os aprovados começaram as qualificações para ingressar na corporação.
Com as chegadas, Bom Jesus volta a ter um delegado titular após dois anos. O recém-formado delegado Ancelmo Carvalho Camargo assume a delegacia do município de pouco mais de 11 mil habitantes. Esta era uma reivindicação na cidade, que viu os homicídios triplicarem no ano passado.
Camargo é natural de Curitiba (PR) e foi policial militar por dois anos no Paraná. Ele também trabalhou por 12 anos como policial civil em Santa Catarina.
Outra cidade que volta a ter um delegado titular é São Marcos. O cargo será assumido pelo delegado Rafael Felipe Keller, 28. A delegacia estava vaga desde a transferência do delegado Edinei Albarello para a 3ª Delegacia de Caxias do Sul, há três meses.
Os outros três novos delegados atuarão no revezamento da delegacia de plantão em Caxias do Sul. Os delegados David de Souza Nogueira Gomes, Éderson Bilhan e Renato Nobre Dias foram apresentados à cidade na tarde de quinta-feira (4).
Um fato que chamou atenção é que apenas um dos cinco novos delegados da Serra é gaúcho. Os outros são naturais do Paraná, da Bahia, do Distrito Federal e do Pará. O delegado regional, Paulo Roberto Rosa da Silva, aponta que é um reflexo de quão concorrido e qualificado foi o concurso.
Após a apresentação à região, os novos delegados foram liberados para resolver questões particulares, como suas mudanças. A previsão é de que eles comecem a atuar nas novas cidades no próximo dia 14.
Mesmo com o reforço, a Serra continua com algumas vagas em aberto. Segundo a Delegacia Regional, falta um delegado titular para Antônio Prado e outros quatro para o revezamento do plantão em Bento Gonçalves. Nos Campos de Cima da Serra, há uma vaga para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) em Vacaria.