Um casal encontrou uma granada ao fazer uma mudança nos móveis de uma residência que costuma ser alugada em Vila Seca, no interior de Caxias do Sul, na manhã desta quarta-feira (26). A moradia, que fica nas margens da RS-453 (Rota do Sol), foi isolada pela Brigada Militar (BM) até a chegada de uma equipe do Batalhão de Operações Especiais (Bope), que tem sede em Porto Alegre.
A granada foi removida pouco antes das 14h. Conforme análise da equipe antibomba, o artefato não possuía mais potencial explosivo. O Bope contou com apoio do Batalhão Aéreo para atender a ocorrência o mais rápido possível.
O artefato explosivo foi descoberto por volta das 9h, quando os novos moradores mexeram em um fogão a gás deixado por inquilinos na parte externa da casa. O casal acionou o brigadiano que compõe a patrulha rural da localidade. Segundo a BM, não é possível dizer se a granada tem carga ou qual é o risco de uma explosão.
— Há uma dúvida se é perigosa ou não. Na dúvida, existe um protocolo a ser seguido. Pecamos por excesso, não por omissão — afirma o tenente Silvano Castro Pereira.
O casal não soube informar quem eram os antigos inquilinos da residência ou a origem da granada.