Um alerta à população referente a uma falsa pesquisa sobre covid-19 foi emitido nesta quinta-feira (30) pela prefeitura de Flores da Cunha. O comunicado da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) foi publicado após moradores terem relatado a ação de um homem, acompanhado por duas mulheres, que teriam visitado residências de bairros como Pérola, São Pedro e São Cristóvão.
Conforme informações da assessoria de imprensa de Flores da Cunha, o caso não chegou a ser registrado na polícia, mas é preciso que a comunidade permaneça atenta a este tipo de ação que pode estar relacionada a algum tipo de golpe.
A prefeitura destaca que não está realizando nenhum tipo de pesquisa referente à covid-19. Ainda conforme o comunicado, "nenhuma pessoa está autorizada a entrar em residências e aplicar questionários à população". Além disso, a SMS lembra que qualquer atividade referente ao combate a pandemia será amplamente divulgada pelos canais da prefeitura e que todos os servidores municipais, inclusive os agentes de saúde, quando se deslocam para atuar nos bairros, apresentam-se identificados com crachá e coletes do município.
Em casos suspeitos, a orientação é que os moradores acionem a Brigada Militar pelo telefone 190. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (54) 3292-6800.
IBGE faz pesquisa por telefone
Diante do alerta à comunidade de Flores da Cunha, a agência regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informa que está coletando dados para a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua e Covid-19.
De acordo com o coordenador da área, Clademir Guielcer de For, a pesquisa ocorre em Flores da Cunha, assim como em todas as cidades do Brasil. Em função da pandemia, a coleta de dados ocorre por telefone, tanto na área urbana quanto na área rural dos municípios.
Os dados de identificação dos entrevistadores que telefonam para as residências podem ser conferidos nos sistemas de atendimento do IBGE: respondendo.ibge.gov.br ou 0800 7218181.