Em ação conjunta, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Federal (PF) apreenderam 200 quilos de pasta base de cocaína na BR-116, em Caxias do Sul, na noite de sábado (30). A droga estava escondida em um caminhão semirreboque. O motorista de 49 anos, que não teve a identidade divulgada oficialmente, foi preso em flagrante por tráfico de drogas.
O flagrante aconteceu após os agentes federais perceberem indícios de modificação na carroceria do semirreboque. O assoalho foi desmontado e lá foram encontrados os 188 tabletes de pasta base. Ao ser preparada para venda, esta quantidade de cocaína poderia triplicar.
O caminhão tinha placas de Campo Mourão (PR). Questionado pelos policiais, ele não soube informar o destino para o qual seguia com a carreta. A investigação prosseguirá pela Polícia Federal.
Esta foi a terceira grande apreensão de drogas em rodovias federais da Serra nesta semana. Na sexta-feira (29), a PRF encontrou uma tonelada de maconha dentro de caminhão de mudança, em Caxias do Sul. Na terça-feira (26), 660 quilos de maconha e 70 mil maços de cigarros contrabandeados foram apreendidos em Vacaria.
Conforme o Superintendente da PF no Rio Grande do Sul, José Antônio Dornelles de Oliveira, as ações integradas com todas as forças de segurança serão intensificadas:
— Precisamos unir esforços e otimizar nossos recursos humanos e materiais para um enfrentamento mais eficaz no combate ao tráfico de drogas no estado — reforça.
Durante a operação, uma viatura da PRF se envolveu em um acidente do tipo saída de pista na BR-116, no trecho entre São Marcos e Caxias do Sul. Nenhum policial ficou ferido.