Oito bares foram interditados em Caxias do Sul por não cumprirem as determinações contra a pandemia de coronavírus. A fiscalização foi feita pela Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) com apoio da Brigada Militar (BM) na noite desta terça-feira (31). A ação preventiva contou com o apoio da comunidade, que denuncia aglomerações e estabelecimentos abertos pelo Alô Caxias, no telefone 156.
Leia mais
Alô, Caxias amplia instalações e equipe para atender demanda da comunidade
Governo decreta fechamento do comércio para todos os municípios do RS até 15 de abril
"Nossa curva começou a subir e está tomando velocidade", relata infectologista do Tacchini
A fiscalização aconteceu bairros Mariani, Reolon, Fátima, Interlagos, Desvio Rizzo e Lourdes. Dois dos bares também não possuíam alvará de localização. Na área central, o setor de fiscalização relata que as restrições estão sendo respeitadas.
Desde o decreto municipal para fechamento de estabelecimentos e atividades não essenciais à população, no dia 18 de março, a SMU já realizou mais de 2,5 mil vistorias. De acordo com a fiscalização, 60% dos estabelecimentos foram advertidos e apenas um foi multado.
No primeiro final de semana das restrições, um bingo foi multado em R$ 35 mil por descumprir o decreto e promover atividade ilícita. No local, foram apreendidas 32 máquinas; 16 frequentadores foram orientados. Também naquela semana, três postos de gasolina e duas lojas de materiais de construção foram interditados por não cumprirem os horários determinados.
Como denunciar
Denúncias e dúvidas sobre o coronavírus podem ser esclarecidas pelo telefone 156 (Alô Caxias) ou pelo site sac.caxias.rs.gov.br. Estes canais também podem ser usados para verificar se o estabelecimento se enquadra ou não nas determinações do novo decreto.